quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A APRENDIZAGEM MUSICAL DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

Em julho de 2010, HEBE SANCHES MASCARENHAS DE OLIVEIRA defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso, tornando-se especialista em Educação Musical através do término do curso de pós-graduação "Música: Ensino e Expressão", realizado na Universidade Feevale. Seu trabalho certamente contribuirá para os professores conhecerem modos produtivos de se implantar a inclusão dos alunos com síndrome de Down no ambiente das aulas de música na escola.



Título do Trabalho: A APRENDIZAGEM MUSICAL DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN EM AMBIENTE COLETIVO: UM ESTUDO DE CASO

Autora: HEBE SANCHES MASCARENHAS DE OLIVEIRA

Orientadora: PATRÍCIA KEBACH

RESUMO:
O presente trabalho teve como objetivo investigar a possibilidade das crianças com síndrome de Down conseguirem aprender música em um ambiente coletivo na escola, com ênfase nos seus mais tenros anos. Inicialmente, conceitua-se a deficiência mental e buscando compreender como as crianças que nasciam com deficiência mental foram tratadas ao longo dos tempos, principalmente, como discorreu a história da criança com síndrome de Down. Em seguida, buscou-se subsídios para entender-se a inclusão e o ensino de crianças com deficiência mental e a musicalização dentro deste contexto escolar. Além disso, deu-se ênfase à importância de se trabalhar com a música na sala de aula, através de aulas possíveis de serem adequadas ao cotidiano escolar e às crianças com deficiência mental. No último capítulo, apresentou-se a metodologia da pesquisa realizada com uma criança com síndrome de Down que estuda em uma escola da rede privada, do município de São Leopoldo/RS, procurando também verificar a respeito das possibilidades e entraves de se colocar em prática o ensino da musicalização, em ambiente coletivo na escola, para crianças com necessidades educacionais especiais (NEES). As conclusões gerais apontam para o fato de que as crianças com síndrome de Down são capazes de compreender e executar as atividades propostas pelo professor de musicalização, porém de forma mais lenta e em algumas atividades conseguindo menor coordenação motora. Percebeu-se também que o professor é peça fundamental na aprendizagem deste aluno porque a partir de suas observações, adaptações e execuções, os objetivos desejados podem ser satisfatoriamente alcançados.
Palavras-chave: Deficiência mental. Síndrome de Down. Musicalização da escola. Educação inclusiva.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MUSICAIS NO BERÇÁRIO



São raros os trabalhos que abordam a questão da musiclaização com bebês dentro do ambiente escolar. Foi pensando nisso que SISSA PAULA LIRIO COLOMBO finalizou o curso de especialização "Música: ensino e expressão", orientada pela Profª. Ms. Denise Blanco Sant’Anna Bündchen, realizando sua monografia sobre as práticas musicais que os professores de Educação Infantil devem realizar nas escolas e creches. Sissa agora é especialista em Educação Musical e seu trabalho em muito contribuirá para que os professores reflitam e criem práticas significativas nos berçários de creches e escolas das redes públicas e privadas.



Título: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MUSICAIS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA INVESTIGAÇÃO EM BERÇÁRIOS

RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a presença da música nos berçários e nas práticas pedagógicas das professoras de três escolas de Educação Infantil do município de Canela. Os objetivos específicos buscaram mapear a presença da música nos berçários, verificar as atividades musicais desenvolvidas pelos professores, identificar os recursos disponíveis nas escolas, para a realização das
atividades musicais e investigar as necessidades dos professores para desenvolverem o ensino da música nos berçários. Considerando a temática deste trabalho, utilizou-se de uma abordagem qualitativa para se construir a trama metodológica baseada em um estudo de caso, sendo que os dados foram coletados através de questionário. Na fundamentação teórica foram abordados, no primeiro momento, os aspectos referentes a música no universo infantil e o desenvolvimento musical do bebê e, no segundo momento, a escola de educação infantil e a prática pedagógico-musical do professor. Os resultados mostraram que há uma preocupação das professoras de berçário em levar a música para dentro da sala de aula, porém falta formação não só musical, mas também em questões relacionadas ao desenvolvimento humano. Enfim, para melhorar e fortalecer a educação musical na educação infantil é necessário que aconteçam ações abrangentes, organização de parcerias e ações entre poder público e instituições educacionais.
Palavras-chave: Educação infantil. Bebês. Educação musical. Formação de professores.


Banca: Paula Pecker e Ana Cláudia Specht

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ESTUDAR GUITARRA E VIOLÃO ATRAVÉS DO SOFTWARE GUITAR PRO 5.2.2: um estudo de caso com jovens


Foi este o trabalho de conclusão da especialização "Música: Ensino e Expressão" que DIÁSPER LUCHO DE SOUZA realizou, tornando-se especialista em Educação Musical no primeiro semestre de 2010. Abaixo o resumo de seu estudo orientado pela Prof.ª Ms. Agnes Schmeling.


RESUMO:
Este estudo investigou o processo de ensino aprendizagem de guitarra e violão de dois jovens, intermediado pelo software Guitar Pro 5.2.2., e também buscou verificar as práticas de estudos auxiliadas pelo software. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, desenvolvido a partir de observações e de entrevistas. Para o referencial teórico, o autor traz pesquisadores que discutem a aplicação de softwares na educação, tais como Gomes et. al. (2002), Milani (2001), Perrenoud (2000), Cunha e Martins (1998) e Valente (1993), e autores que discutem a aplicação de software na educação musical, tais como Martins (2006), Pereira e Borges (2005), Miletto et. al. (2004) e Gohn (2003). O estudo demonstrou que o software Guitar Pro é adequado para o ensino aprendizagem da guitarra e do violão, e que auxilia e motiva o estudo dos alunos fora das aulas, além de demonstrar a importância da utilização do computador como ferramenta de auxílio nas aulas de música.
Palavras-chave: Software. Guitar Pro. Educação Musical. Guitarra. Violão.




Fotos deste item: Douglas Costa - www.douglascosta.com