terça-feira, 25 de outubro de 2011

Notícia publicada na página da FACCAT: www.faccat.br

"Palco Aberto estreia com alta qualidade

Um festival que surpreendeu positivamente pela variedade de estilos musicais e alta qualidade dos trabalhos apresentados. Foi assim a estreia do Palco Aberto, cuja primeira edição ocorreu na noite de 21 de outubro, no auditório ao ar livre do campus das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

Aproveitando a temperatura agradável, um bom público se reuniu sob o lonão montado no local para acompanhar a apresentação das 12 músicas concorrentes. Elas foram selecionadas entre cerca de 60 canções enviadas à organização do festival, que teve à frente a professora Patrícia Kebach.

Durante aproximadamente duas horas de apresentações, passaram pelo palco ritmos bem distintos, mesclando rock com nativismo, pagode, MPB e blues, entre outros. Para avaliar tamanha diversidade, foi montado um júri de perfil eclético, constituído pelo concertista Walter Kebach, pelos músicos Paulinho Show e Chico Paz e por dois integrantes da Academia Lítero-Cultural Taquarense que desenvolvem atividades na área: Júlio Schmitt e Alvaro Bourscheidt.

O rock Sofia, interpretado pela banda taquarense Antivírus (foto), foi o grande vencedor do Palco Aberto e ainda teve no guitarrista Richard Oliveira o melhor instrumentista do festival. César Santos, de Parobé, foi eleito o melhor intérprete pela performance em Depois que você chegar, da banda Adega Club. A música mais popular foi Dia a Dia, da banda Exata Escolha, de São Francisco de Paula. Todos receberam premiações em dinheiro.

“Foi muito importante este festival, porque abriu oportunidade para mostrar músicas que a gente faz. E, geralmente, ninguém dá muito valor para banda que trabalha com repertório próprio”, avaliou César Santos, o melhor intérprete. A coordenadora Patrícia Kebach elogiou a excelente preparação dos músicos para subir ao palco e interpretar suas canções. “Tudo levar a crer que esta será a primeira edição de muitas”, cogitou.

Também comemorando o resultado alcançado, o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, salientou a preocupação de formar um corpo de jurados com visão abrangente de música. “Foi um momento muito rico para a Faccat, comunidade acadêmica e região”, enfatizou Delmar Backes."

Antivirus Palco Aberto Faccat.mp4 SOFIA - A VENCEDORA DA NOITE!!!!


Música: Sofia
Banda Antivírus
Letra: André Beck
Música: Nathan Wallauer
________________________________________
Atrás do mito, encontrei Sofia
grito e rebeldia que me fez pensar
prostituta, mundana, vadia
que me deu prazer, é pura alegria
Zombou das vestes do rei
"o teu poder de onde é que vem?"
Roubou a certeza das leis
pois duvidar lhe dá prazer.
Na tarde fria encontrei Sofia
ou foi ela que me encontrou
Riu do meu jeito de me achar perfeito
beijou minha boca me devorou
Zombou das vestes....
Sofia... Sofia... Sofia...
Cedo ou tarde ela se anuncia
tem uma mania de querer saber
e pouco importa quem impôs respeito,
a sua pergunta quem vai responder?
Zombou das vestes...
E hoje em dia anda tão calada
não encontra as chaves que ela escondeu
Dança toda a madrugada e grita,
sem sentido, procura por Deus.
Zombou das vestes...

Os premiados do FESTIVAL PALCO ABERTO


Cesar Santos, que interpretou a música "Depois que você chegar", foi eleito melhor intérprete da noite.



Richard Oliveira, guitarrista da música "Sofia", foi eleito o melhor instrumentista da noite.


O prêmio de música mais popular ficou para a banda Exata Escolha, de São Francisco de Paula, que interpretou a canção de Felipe Reis e Israel Oliveira "Dia a dia"








E o principal prêmio da noite, a Melhor Música, foi dado à Banda Antivírus, pela performance da música "Sofia" de André Beck e Nathan Wallauer.






Fotos dos participantes do 1º Festival PALCO ABERTO da FACCAT



































Parabéns pelas belíssimas apresentações de TODOS os músicos que fizeram de Nosso Palco Aberto um SHOW Espetacular!!!!!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Instalação Musical para Educação Infantil - Obra da Gica!!!

Nossa querida professora de música Gica, aluna da pós-graduação "Música: ensino e expressão" da Universidade Feevale, criou esta instalação para trabalhar com os pequenos da Educação infantil a exploração sonoro musical!
Vejam que legal!!!



Parabéns, Gica!! Esta é uma ótima ideia que poderá ser adotada por muitos professores!!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Bancas da Pós-Graduação "Música: Ensino e Expressão" da Universidade Feevale



No dia 23 de setembro de 2011 ocorreram as bancas de avaliação de Trabalhos de Conclusão do Curso de Especialização "Música: ensino e expressão" dos alunos Aline Bühler, João Zaqueo Origuella Júnior e Carla Kieling.



O resumo do trabalho "A contribuição das novas tecnologias de informação e comunicação para a Educação Musical na Educação Infantil" de Carla Kieling já estava disponível aqui no blog em postagens mais antigas. Porém, os de João e Aline, ainda não.
Com o intuito de expor as pesquisas que são feitas em nosso curso de pós-graduação em educação musical, sempre procuro trazer para cá os resumos de alunos e orientandos que autorizam a divulgação desses estudos. Abaixo, portanto, os resumos dos TCCs de Aline e João.

VIVÊNCIAS MUSICAIS SIGNIFICATIVAS: UM ESTUDO VOLTADO PARA AS AULAS DE MÚSICA DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Aluna: Aline Bühler
Orientadora: Patrícia Kebach
Banca: Ana Cláudia e Flávia Rizzon



RESUMO
Este trabalho tem como objetivo compreender como os alunos do 5º ano do ensino fundamental constroem seu conhecimento musical sob um ponto de vista construtivista, a partir de suas vivências e experiências cotidianas. Reflete-se, aqui, a respeito do construtivismo e da educação musical, do desenvolvimento criativo dos alunos e suas vivências cotidianas e dos trabalhos em grupo nas aulas de música, partindo de atividades de recriação musical (ou rearranjos musicais), composição e apreciação, apontando suas contribuições para a construção do conhecimento musical. Também foca-se o olhar para os aspectos de motivação e organização no trabalho em grupo. Como referencial teórico, a pesquisa parte de reflexões e ideias interacionistas e construtivistas piagetianas desenvolvidas por Kebach, nas estratégias de re-arranjo sugeridas por Penna e Marinho, no modelo (T)EC(L)A de Swanwick, nas teorias do cotidiano de Souza, além de outros autores que abordam em suas obras questões relacionadas à construção do conhecimento musical, a partir de atividades diversas, valorizando as práticas, vivências e experiências musicais dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa participativa aliada ao método clínico de Piaget, desenvolvida durante as aulas de música (4 aulas de 50 minutos). Por meio de observações e questionamentos foi possível conhecer melhor o universo musical dos alunos e compreender suas respostas, suas ações e como organizaram seu pensamento no desenrolar das atividades de recriação, apreciação e composição. Esse trabalho visa contribuir para a reflexão dos professores de música sobre sua prática docente, no sentido de proporcionar vivências musicais significativas aos alunos, observando o contexto e os conhecimentos musicais já construídos.



Palavras-chave: Educação Musical – construtivismo – trabalhos em grupo – atividades significativas – conhecimento musical.


O COTIDIANO, AS APRENDIZAGENS E AS RESSIGNIFICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR
Aluno: João Zaqueo Origuella Júnior
Orientadora: Patrícia Kebach
Banca: Edu Pacheco e Ana Cláudia Specht



RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo destacar a importância das aprendizagens e as ressignificações no contexto escolar. O principal questionamento que aqui se faz é o seguinte: como trabalhar a música com adolescentes de modo significativo, no ambiente de sala de aula, resgatando seus saberes musicais construídos no seio de seu entorno cultural utilizando as estratégias de re-arranjos? Para compreender essa questão, recorreu-se à realização de práticas pedagógicas com base em autores que abordam as recriações musicais e as teorias do cotidiano como aspectos fundamentais para serem trabalhados no contexto escolar. Faz-se, inicialmente uma reflexão sobre as contribuições gerais de pensadores como Platão e Adorno, na tentativa de contextualizar a educação musical. Abordam-se as teorias dos cotidiano, as práticas de re-arranjo e se busca analisar as práticas musicais realizadas com turmas de sétima série de uma escola particular à luz das reflexões de autores como Maura Penna, Jusamara Souza, Patrícia Kebach e Vanildo Mousinho Marinho. O presente trabalho pretende ampliar as discussões sobre a educação musical significativa, as construções musicais que partem do cotidiano, a importância das construções coletivas, dos re-arranjos e das interações sociais no ambiente de sala de aula já que neste ano, o conteúdo musical deve ser ministrado obrigatoriamente em todas as escolas. O uso das estratégias de re-arranjo com adolescentes demonstrou ser uma ferramenta eficaz, capaz de gerar real construção de conhecimento e motivação dos alunos envolvidos em processos de musicalização no ambiente escolar. O fato de elegerem o repertório e de recriarem as canções de seus gostos pessoais parece ter potencializado o envolvimento dos adolescentes e suas construções musicais.



Palavras chave: Educação Musical; estratégias de re-arranjo; teorias do cotidiano.

Parabéns aos três pelos belos estudos realizados e por conquistarem o título de Especialistas em Educação Musical!