segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Festival de Música Nativista Grito do Quero-Quero



No dia 17 de dezembro deste ano, aconteceu na cidade de Igrejinha - RS o Festival de Música Nativista Grito do Quero-Quero, tendo como sede o CTG "Sentinela da Tradição". O evento foi um sucesso!



O show de intervalo ficou por conta de João de Almeida Neto, que interpretou canções de seu renomado repertório.



A qualidade das interpretações impressionou a todos que assistiam as 15 músicas concorrentes, que foram eleitas entre 100, para participarem do festival. Segundo o organizador do evento Ubiratan da Cunha Guilherme "O festival conseguiu atingir seu objetivo de abrir espaço para novos músicos e de valorizar a diversidade musical produzida em nosso estado. Chamamés, chacareras, candombes, milongas, vaneiras e todos os ritmos tradicionais estiveram no palco mostrando a força de nossa música. Importante salientar a homenagem feita a José Claudio Machado, o maior intérprete da música campeira de nosso estado, que faleceu no dia 12 de dezembro".

A comissão organizadora do evento colocará o nome do cantor nas próximas edições do festival no prêmio de melhor música campeira, o que se configura como justa homenagem a quem sempre buscou a autenticidade na divulgação da música campeira em toda a sua trajetória musical. Participaram como jurados do Festival pessoas atuantes na área musical e na organização de outros festivais. Foram eles, José Roberto Fischborn, Claudio Kierin, Léo Ribeiro de Souza e Ubiratan da Cunha Guilherme e eu, Patrícia Kebach. Tivemos muita dificuldade em eleger os melhores da noite, pois cada apresentação impressionava pelo profissionalismo, ensaio e presença de palco!! Um real espetáculo de musicalidade gauchesca!!!



O CTG Sentinela da Tradição, IGTF, 22ª RT e Prefeitura de Igrejinha foram os promotores do evento, e já anunciaram a 5ª Edição do Festival para o próximo ano com novidades na premiação. O Festival também contou com o apoio do Jornal Integração, da Coluna “Buenas e Me Espalho” e da Corsan.

A coordenação geral foi de Rubens Lopes, Jose Roberto e Ubiratan Guilherme que disseram que o festival deverá ocorrer novamente em novembro de 2012.

Os premiados da noite foram os seguintes:

1º Lugar: "Bastos e Versos", com Leandro Berlesi



2º Lugar: "Moçambique de Branco", com Jessilena Etcheverry



3º Lugar: "De Bois e Arados", com Adams Cezar



Música mais Campeira: "Entre o Palanque e o Chão", com Maurício Vargas

Melhor Canção Inédita: "A Nossa Canção", com Andrius Cruz


Música mais Popular: "Não Confirmou", com Lucas Oliveira

Destaque Feminino: Flávia Oliveira, que interpretou a música "Réstia de Vida"

Destaque Masculino: Leandro Berlesi, que interpretou "Bastos e Versos"



Destaque Regional: Luiz dos Reis, que interpretou "Ode ao Humano da Aldeia M'Byá Guarany"



Melhor Instrumentista: Vinícius Silva, que cantou a música "Milonga Para Um Funeral"

Melhor Indumentária: Grupo que interpretou "Milonga Para Um Funeral"

Conjunto Vocal: Família Cirne

Conjunto Instrumental: "Moçambique de Branco"

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia: A CONSTRUÇÃO MUSICAL DO PROFESSOR NO AMBIENTE DE UM CORAL


Neste mês de dezembro, Joyce Aline Reis da Costa e Louis Marcelo Illenser avaliaram o TCC de Cheila Wingert que pesquisou a formação de professores generalistas, em termos de musicalização, no ambiente de Canto Coral.
Parabéns Cheila, pela brilhante pesquisa!
Abaixo o resumo de seu estudo!

RESUMO:
O presente estudo pretende esclarecer algumas questões sobre a construção musical e do cantar, bem como elucidar a importância da qualificação do docente para sua ótima atuação em ambientes formais e informais de Educação Musical. O principal objetivo a ser alcançado é responder à seguinte pergunta: Como ocorre a qualificação do conhecimento musical do professor no ambiente de um coral e como isso pode contribuir para o ensino da Educação Musical em oficinas de musicalização oferecidas dentro e fora da escola? A metodologia utilizada para verificar a presente pesquisa-ação foi híbrida, pois se utilizou de três instrumentos: o diário de campo, o questionário semiestruturado e a realização de uma oficina pedagógica musical a fim de observar os fenômenos investigados. A coleta foi realizada em diferentes contextos, incluindo a participação da docente-pesquisadora em ambiente de canto-coral, festivais, saraus, lual e outras atividades musicais. Além disso, foram organizadas oficinas de musicalização com crianças de 7 a 14 anos, que posteriormente responderam a um questionário previamente organizado. Observou-se, após a análise dos resultados, que a participação da docente em ambiente de canto-coral pode proporcionar um vasto aprendizado sobre a construção do cantar e de conhecimentos musicais variados. Mas, para desenvolver uma Educação Musical de qualidade, esse profissional precisa envolver-se em atividades que promovam constantes reconstruções cognitivo-musicais em vários espaços de musicalização.

Palavras-chave: Educação Musical. Formação continuada do professor. Oficinas de musicalização. A construção do cantar. Práticas significativas.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Arte e Inclusão: Mundo Alas

Mundo Alas Nasceu de um show improvisado em 2006 em Salón Blanco na Casa do Governo. O show foi filmado e transmitido para toda a Argentina em janeiro de 2007.
Mundo Alas é um exemplo de que podemos tudo, de superação de obstáculos, de ver as coisas mais além, de seguir caminhando e sonhando. É um mundo bom de verdade, um mundo que vemos poucas vezes, de ajuda permanente, como conta o músico León Giecco. Se apoia na arte como foco de integração e de inclusão social.
Tornou-se um pólo para as pessoas com necessidades especiais expressarem sua arte através de composições e execuções musicais, pinturas, esculturas. Abaixo, o trailer deste filme espetacular que muito me emocionou ao assisti-lo.