sábado, 14 de abril de 2012

Colóquio na Especialização da Universidade Feevale - Música: Ensino e Expressão


Hoje de manhã e de tarde, realizamos o Colóquio de apresentação dos projetos de Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos da Especialização "Música: Ensino e Expressão", que está ocorrendo em sua 3ª edição na Universidade Feevale.






Parabéns a todos os alunos que estão produzindo estudos originais em diferentes áreas da Educação Musical, para que possamos contribuir cada vez mais com uma Musicalização qualificada em nosso estado.







Os trabalhos de Conclusão das outras edições dessa especialização já estão rodando o país, fundamentando diversos trabalhos na área, em vários estados. Os temas abrangem áreas como "Musicalização e inclusão"; "Educação Musical e novas tecnologias"; "As concepções epistemológicas dos professores de música"; "A formação continuada na área musical para professores generalistas"; "O desenvolvimento musical a partir da movimentação corporal", entre outros.

Curso Musicalização na Educação Infantil e Séries Iniciais - FACCAT 2012



Ontem à noite, sexta-feira 13 (uuuuuuuuuuhhhhhhh), aconteceu nosso segundo encontro na extensão de Educação Musical da FACCAT!




Parabéns para todos os participantes da noite que criaram belíssimas histórias cantadas (clap- clap-clap-clap...)!!!

terça-feira, 10 de abril de 2012

CURSO SOBRE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS, DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS – 2ª EDIÇÃO - O papel das Oficinas de Artes

Pessoal, estou ajudando na organização e divulgação deste evento. Irei também ministrar um curso sobre Oficinas de Artes e Prevenção ao uso de Drogas.
Vale muito participar de uma formação como esta, que contará com alguns dos profissionais mais especializados do país sobre a temática! Ajudem a divulgar!!!!



Eis a programação:

24/04 - MANHÃ – Apresentação dos objetivos do curso e da equipe de trabalho. Aplicação de instrumentos
Conferência de abertura: A comunidade e as drogas – família e escola (Prof. Barbosa Nunes)
TARDE: Crimes raciais e de intolerância – Neonazismo no RS (Del. Paulo César Caldas Jardim)

08/05 - MANHÃ – Direitos da criança e do Adolescente (Profa. Juliana Nóbrega)
Concepções de criança e de adolescente. Histórico dos Direitos da Criança e do Adolescente; Avanços e desafios do ECA; Conselho Tutelar e suas atribuições.
TARDE – Direitos das mulheres (Profa. Juliana Nóbrega)
A história das mulheres no mundo e no Brasil. As várias faces da violência contra a mulher. Participação das mulheres nos espaços de poder, mulheres e a política, a conscientização de seus direitos, a importância dos movimentos das mulheres.
Elaboração de projetos por cidade

15/05 - MANHÃ – Direitos do trabalhador (Dr. Michelangelo de Aguiar Cueiro)
Histórico dos direitos do trabalhador. Relação empresa X patrão X empregado. Jurisprudência do trabalho. Assédio Moral. Consequências do assédio no trabalho e na vida. Violência e trabalho escravo. Relações de poder no ambiente de trabalho.
TARDE – Direitos da pessoa deficiente (Profa. Maria Isabel Wendling)
Pessoa deficiente X pessoa portadora de deficiente. Uso secundário da deficiência. A família dos portadores de deficiência. Cuidadores de pessoas com necessidades especiais. Escola especial X escola inclusiva. - Aplicação de instrumentos

22/05 - MANHÃ – Identificação de situações de violência (Prof. Jean Von Hohendorff) - Aplicação de instrumentos.
Identificação das principais formas assumidas pela violência intrafamiliar; agressões contra crianças e adolescentes; abuso sexual de crianças e adolescentes; exploração do trabalho infantil; exploração sexual comercial e mendicância; Privação, descuido e abandono; Consequências das violências; Fatores de risco, proteção, resiliência. Violência e uso de drogas.
TARDE – Conhecendo a rede de atendimento em situações de violência (Prof. Jean Von Hohendorff)
Informação, orientação e acesso à rede de proteção das pessoas vítimas de violência e de usuários de drogas; Importância de notificação - Leis que embasam; Notificação X Denúncia; Dinâmicas de fusão. - Elaboração de projetos por cidade

29/05 - MANHÃ - Princípios e habilidades básicas sobre mediação de conflito (Profa. Laíssa Eschiletti Prati)
Discussão sobre diferentes modos de resolver o conflito. Diferenças entre modelos de resolução de conflitos. Princípio do “ganha-ganha”, liberdade de expressão e decisão, visão positiva do conflito. Empatia e escuta ativa. Aprendendo a falar na primeira pessoa.
TARDE – Prevenção ao uso de drogas através de programas de arte (Profa. Patrícia Kebach)
A arte como fonte de expressão e desenvolvimento afetivo e das relações sociais. As oficinas com artes e a abordagem antidrogas.

05/06 – MANHÃ e TARDE – Psicologia Positiva e sua aplicação no atendimento a usuários de drogas (Profa. Bruna Seibel)
Histórico da psicologia positiva. Do problema às potencialidades. Foco no positivo. Conceito de vulnerabilidade pessoal e social. Conceito de resiliência. Fatores de risco e de proteção. Efeitos da busca por potencialidades na prática profissional. - Aplicação de instrumentos

12/06 – MANHÃ e TARDE – Situações de violência no contexto escolar (Profa. Letícia Dellazzana) - Aplicação de instrumentos
Violência institucional: relações de poder na escola. Bullying. Efeitos do Bullying no desenvolvimento da criança e de sua família. Burnout. Desafios do professor na sala de aula contemporânea. Relações da escola com Conselhos Tutelares e outros agentes de proteção a infância e adolescência. Prevenção primária e estratégias de promoção de saúde.

19/06 – MANHÃ - Promoção em Saúde e Prevenção ao uso de drogas (Profa. Mariana Boeckel)
Níveis de intervenção: primária, secundária e terciária. Práticas da promoção de saúde e prevenção de doenças em diferentes contextos sociais.
TARDE – As principais drogas: histórico, efeitos e as consequências biopsicossociais (Tenente Coronel Rangel)

26/06 – MANHÃ – Mesa redonda – Tratamento e reinserção psicossocial do dependente químico (Médico José Luiz Clockner, Assistente Social Sílvia Halpern e enfermeira à confirmar)
TARDE – Apresentação de projetos sobre prevenção ao uso de drogas (Profa. Laíssa Eschiletti Prati) - Aplicação de instrumentos

domingo, 1 de abril de 2012

Próximas formações para professores na área de Educação Musical no RS

No ano passado, realizei oficinas de música nas cidades de Livramento, Santiago do Boqueirão, Nova Prata, Santa Vitória do Palmar, Teutônia, Venâncio Aires, Taquara, Porto Alegre, Parobé, Fazenda Vila Nova, entre outros municípios gaúchos.

Este ano, além da oficina que está sendo ministrada na FACCAT, em Taquara, já realizamos curso de musicalização em Parobé, Três Coroas e Paverama. As próximas formações serão as seguintes: as cidades gaúchas de Chuvisco, Santiago do Boqueirão, Viamão e Nova Hartz estão se preparando para receber minhas oficinas para os professores das Redes Municipais de Ensino.

No dia 26 de abril, darei uma oficina em Chuvisco, cidade que fica próxima ao município de Camaquã. No dia 5 de maio é a vez de Santiago do Boqueirão, lá para as bandas de São Borja! Também realizarei minhas oficinas para os professores de Viamão nos dia 7 e 10 de maio, e para os de Nova Hartz, no dia 16 de maio!

Preparados, professores? Vamos musicalizar o Rio Grande do Sul para que aqui a lei 11.769, que obriga o ensino da música na escola seja implantada de modo significativo!!!

E que o nosso estado seja cada vez mais musical!!!!

Curso de Musicalização para educação infantil e séries iniciais da FACCAT já começou!


Nesta última sexta-feira, começamos nossa formação continuada de 60 horas na FACCAT. A turma é super participativa e muito querida!!! Gurias, quero dar as boas vindas para vocês e dizer que "pintaremos e bordaremos" com nossas musicalidades, levando ao ambiente "faccatiano" arte, experimentações sonoras diversificadas e muita diversão!!!
Logo postaremos fotos por aqui de nossas atividades musicais que estão ocorrendo nas sextas á noite, até o dia 20 de julho!

Silvana e Gica: Estas gurias são demais!!!!


As minhas queridas alunas Silvana Dos Reis Xavier e Gica Ramos estão realizando uma oficina de musicalização em Montenegro para recolherem os dados da pesquisa de minha orientanda Silvana sobre formação de professores em Educação Musical! Gurias, parabéns pela iniciativa cooperativa!! Estou muito feliz!!! QUE LINDO ISTO!!!