segunda-feira, 25 de junho de 2012

Apreciação Musical da Canção Puff

As crianças da turma da Prof. Karlene, da escola taquarense Dorothea Shäfke, tiveram que desenhar a música de Hélio Ziskind "Puff", uma história contada apenas com sons que narrava as reações alérgicas de uma criança ao se deparar com um "vento cheio de poeira". Olha que lindos desenhos elas fizeram!!!





















Muito vento, gente tossindo, instrumentos e notas musicais foi o que os pequenos conseguiram significar sobre os sons que ouviram em forma de história musical. As atividades de apreciação musical são importantes fontes de construção de conhecimento, na medida em que as crianças devem ouvir com atenção aquilo que escutam, enquanto desenham. É uma forma de se sensibilizar para o mundo sonoro-musical. 







Oficina de música na Turma da Prof. Karlene da Escola Dorothea

Na última sexta-feira, dia 22 de junho, a convite da professora Karlene Tatiana Kolling, estive ministrando uma oficina de música para esta galerinha maravilhosa, lá da Escola Dorothea Shäfke (Rede Sinodal de Ensino) de Taquara. Ai, que coisa mais linda!!! Como participaram queridos de todas as atividades de apreciação, rodas cantadas, partituras analógicas, recriação, etc.!!! A professora Karlene está com um projeto de Educação Musical sensacional por lá! Ao entrar na sala, deparei-me com um palco repleto de instrumentos: bateria infantil, mini-piano, uma caixa cheia de instrumentos recicláveis, flautas, etc.


"Pedala, pedala, pedala sem parar...", música que a prof. Denise Sant Anna Bündchen nos ensinou, para diferenciarmos andamentos musicais!! A turma gritava "De novo, de novo!!!". As rodas cantadas são um instrumento importante no desenvolvimento rítmico, social, afetivo, da lateralidade infantil, entre outros aspectos.


Iniciar o processo de musicalização precocemente ajuda numa construção musical sólida, e é isto que a professora Karlene da Escola Dorothea está proporcionando a seus alunos!


Brincadeiras com partituras analógicas, ou seja, procurar representar os sons de acordo com as hipóteses das próprias crianças, além de contribuir para que elas aprendam a ler a escrita convencional, ajudam-nas a pensarem nas primeiras hipóteses sobre a escrita musical convencional.

domingo, 3 de junho de 2012

Prevenção ao uso de drogas através de programas de arte

Na última terça-feira, dia 29 de maio, ministrei na extensão que está ocorrendo na FACCAT "Prevenção ao uso de drogas, direitos humanos, violência e mediação de conflitos" um curso que aborda as oficinas de Artes como forma de trabalhar valores solidários, a criatividade e a expressividade, algo que permite a estruturação subjetiva saudável do ser humano e as trocas sociais baseadas no respeito mútuo. Além de refletirem sobre a arte como espaço de expressão simbólica e lógica, e um potencial espaço para relações sociais cooperativas, os presentes realizaram várias atividades como forma de compreender na prática o prazer que se sente ao se expressar através das diversas áreas das Artes!
Este curso foi elaborado a partir da pesquisa que estou finalizando na FACCAT, que teve como finalidade conhecer os espaços dos projetos sociais do Vale do Paranhana e as oficinas de música que neles acorre. O pessoal que está realizando este curso de extensão demonstrou uma criatividade e tanto!! Parabéns!!!