terça-feira, 9 de outubro de 2012

A importância das cantigas de roda para o desenvolvimento musical e social da criança na educação infantil


No dia 24 de setembro, a aluna Luciana Pires Schmitz do curso de Especialização "Música: ensino e expressão" defendeu na Feevale seu trabalho que apontou para as cantigas de roda como importante fonte de musicalização para as crianças da Educação Infantil. Vejam o resumo abaixo!

Orientadora: Patrícia Kebach
Autora: Luciana Pires Schmitz


Banca: Denise Bündchen e Lúcia Teixeira

RESUMO
Este estudo tem como tema o trabalho com as cantigas de roda e o desenvolvimento musical e social da criança na educação infantil. Aponta como principal questão norteadora a seguinte: As cantigas de roda contribuem para aprendizagem musical significativa na educação infantil? De que forma? Os objetivos da investigação são observar a prática de brincadeiras e cantigas de roda na educação infantil para compreender de que forma se pode trabalhar de modo significativo em ambiente de educação Infantil; levantar dados sobre o envolvimento das crianças nas cantigas de roda para compreender o fenômeno de modo mais aprofundado e analisar que aspectos musicais são desenvolvidos durante as atividades com cantigas de roda. Objetiva-se também verificar se as crianças desenvolvem as relações sociais durante essas atividades. O corpo teórico que se adotou para investigar o problema da pesquisa girou em torno dos seguintes autores que abordam as cantigas de roda como modos de musicalizar as crianças: Brito (2003) e Kebach (2006). O método de investigação foi uma pesquisa bibliográfica e observacional. As principais conclusões a que se chegou foram as seguintes: constatou-se que as brincadeiras e cantigas de roda contribuem de forma significativa para o desenvolvimento cognitivo, social e musical da criança na educação infantil. As atividades com cantigas de roda podem desenvolver a conduta musical e social da criança, na medida em que tarefas com objetivos definidos são propostas, a fim de oportunizar a sensibilização musical de cada criança. A diversidade cultural é outro aspecto desenvolvido durante essas atividades, pois estão ligadas ao folclore infantil de várias culturas, além de gerar um espaço para a construção dos próprios elementos da linguagem musical.
Palavras-chave: Educação Infantil. Cantigas Folclóricas. Brincadeiras de Roda. Musicalização Infantil.

domingo, 7 de outubro de 2012

Oficinas pedagógicas musicais: o preparo de professores generalistas para o ensino da música na educação infantil



Silvana dos Reis Xavier defendeu ontem, dia 6 de outubro de 2012, seu Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em "Música: Ensino e Expressão", realizado na Universidade Feevale e intitulado "Oficinas pedagógicas musicais: o preparo de professores generalistas para o ensino da música na educação infantil". Para a coleta de dados, ela realizou uma Oficina de Musicalização na cidade de Montenegro, contribuindo para a formação das professoras participantes. 
PARABÉNS, SILVANA, PELA REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO TÃO LINDO!!

Orientadora: Patrícia Kebach 
Banca: Flávia Rizzon e Cristina Bertoni dos Santos. 




RESUMO

Esta monografia foi elaborada com o objetivo de verificar de que modo pode-se preparar o professor, através de Oficinas Pedagógicas Musicais, para que as aulas de música sejam ministradas de modo significativo. Tendo em vista que nesse nível de ensino o professor generalista é o responsável por todas as áreas do conhecimento escolar, a pesquisa também tem como objetivo verificar de que forma este profissional constrói a partir das oficinas, sua própria musicalização. Este trabalho foi desenvolvido na rede municipal de educação infantil de Montenegro/RS, com a participação de 12 professoras. A fundamentação teórica tem base pedagógica-metodológica construtivista e interacionista. Para isso, utiliza-se os estudos de autores como Kebach(2008), Duarte(2010), Figueiredo(2005), Bellochio(2001), Brito(2003), Becker(2001) e Piaget(1998) a fim de fundamentar teoricamente. A pesquisa adotada foi a qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi o questionário semi- estruturado e a própria realização de uma Oficina Pedagógica a fim de recolher os dados. Os resultados mostraram que os professores, após participarem das oficinas pedagógicas musicais, passaram a trabalhar a música em seu cotidiano em sala de aula com maior qualidade. Isso demonstra a necessidade da formação continuada para os professores generalistas. A presente pesquisa pretende contribuir para despertar reflexões e discussões sobre a formação continuada do professor generalista atuante na educação infantil, para que possa agir e refletir sobre sua prática educativa musical.

Palavras-Chave: Musicalização - Educação Infantil - Formação continuada – Oficinas Pedagógicas Musicais  

Os jogos de mãos como recurso para o desenvolvimento rítmico infantil no ambiente escolar


A aluna Patrícia da Silva da pós-graduação "Música: Ensino e Expressão", da Universidade Feevale, defendeu seu trabalho no dia 24 de setembro de 2012. Ela pesquisou o trabalho com jogos de mãos para o desenvolvimento rítmico das crianças no ambiente escolar. Este excelente trabalho logo estará disponível na biblioteca virtual da Feevale. Parabéns Patrícia!!!!


Orientadora: Patrícia  Kebach. 

Banca: Ana Claudia Specht e Lúcia Teixeira. 



Título do trabalho: Os jogos de mãos como recurso para o desenvolvimento rítmico  infantil no ambiente escolar

RESUMO

A presente pesquisa teve com objetivo refletir sobre o desenvolvimento rítmico infantil através dos jogos de mãos no ambiente escolar, buscando compreendê-lo através dos estudos de diversos autores da área da educação musical sobre o tema e sobre os Métodos Ativos, especialmente o Método Rítmica elaborado e desenvolvido por Jaques Dalcroze. Primeiramente, há uma contextualização sobre a relação da movimentação corporal com o desenvolvimento rítmico infantil, abordando especialmente a expressão rítmica musical da criança e o papel da movimentação corporal na educação musical segundo os métodos ativos. Após, segue uma reflexão a cerca do brincar na educação infantil e sobre a importância dos jogos musicais no desenvolvimento da criança dando destaque aos jogos de mãos. Fundamentada em outras pesquisas sobre o mesmo tema (cite uns três autores principais aqui no parêntese e o ano de cada obra), mas com outro enfoque, é apresentado o relato da prática de pesquisa que ocorreu com um grupo de 22 crianças estudantes do 2º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Capela de Santana, que participaram de cinco encontros onde foram realizadas atividades lúdicas envolvendo os jogos de mãos e buscando o desenvolvimento rítmico das mesmas, a fim de compreender esse processo de desenvolvimento e aprendizagem musical. A partir das análises realizadas, pôde-se observar a importância de se trabalhar com atividades lúdicas como forma de musicalizar as crianças. Constatou-se que os jogos de mão contribuem para a progressiva construção rítmica das crianças e se constituem em uma ferramenta eficaz para ser trabalhada na escola como forma de sensibilizar musicalmente.

Palavras-chave: Desenvolvimento rítmico. Jogos de mãos. Música na Escola.

As práticas musicais nos ambientes religiosos


Trabalho de conclusão do curso de especialização "Música: Ensino e Expressão" da Universidade Feevale, apresentado dia 26 de setembro. 


AUTOR: MOISÉS CRISTIANO DIEFENBACH


Orientação: Patrícia Kebach Banca: Ana Cláudia Specht e Denise Bündchen


RESUMO


Esta monografia visa a identificar os tipos de práticas musicais utilizadas nos ambientes de três Igrejas: Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, todas situadas na cidade de Sapiranga. Foi feita uma pesquisa bibliográfica quanto ao conceito de alguns estilos musicais usados atualmente, como música litúrgica, música gospel e música sacra, e se contextualizou historicamente esses ambientes religiosos que foram investigados para a pesquisa. Através de questionário semi-estruturado entregue aos proponentes da música nos diferentes espaços, identificaram-se práticas musicais que ajudaram a compreender como é feita a seleção de músicos, para a igreja. As entrevistas realizadas revelaram quais os instrumentos mais utilizados nas igrejas, como é trabalhada a formação de músicos e o mapeamento da definição que os responsáveis pela música na igreja entendem por música sacra. Este trabalho revela que a música, nos ambientes religiosos visitados, serve como um instrumento para promover comunicação, evocar a espiritualidade e emoções dos fieis.


Palavras-chave: educação musical – ambientes religiosos – música litúrgica – música gospel –  música sacra

A MUSICALIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO MÉTODO O PASSO


3ª TURMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÚSICA: ENSINO E EXPRESSÃO

UNIVERSIDADE FEEVALE. 

ORIENTAÇÃO: Patrícia Kebach
BANCA: Cristina Bertoni dos Santos e Flávia Rizzon 




AUTORRÉGIS LUIZ DA SILVA NEVES


Resumo: Esta pesquisa investiga os processos de aprendizagem rítmica musical no 4º ano do Ensino Fundamental através do método O Passo. Visa a observar a importância do movimento corporal para ensino e aprendizagem na música. As observações se deram através do trabalho de prática rítmico-musical realizada em conjunto, cujas atividades se deram visando à observação da progressão do conhecimento musical dos sujeitos investigados. O trabalho foi desenvolvido em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental com 25 alunos de faixa etária entre 8 e 9 anos. Usar o movimento corporal, para o ensino e aprendizagem na música tem sido considerado importante por vários educadores, a partir do Século XX, que apontam para os métodos ativos como essenciais para a Educação Musical. Nesta pesquisa, o objetivo é aprofundar o olhar sobre o uso do mapeamento corporal dos ritmos através do método O Passo de Lucas Ciavatta. O referencial teórico gira em torno dos pesquisadores que investigaram as relações entre construção musical e movimentação corporal e, especialmente, a obra de Ciavatta (2003) sobre o Método O Passo. As conclusões apontam para o efetivo desenvolvimento da construção e apropriação musical dos alunos através do movimento corporal, com a contribuição do método O Passo. Além disso, o uso do método favoreceu a relação professor-aluno, contribuindo também para a boa expressão e interação entre os alunos.  

Palavras-chave: educação musical; movimento corporal; ensino fundamental, método O Passo.                 
Segunda-feira da semana passada, dia 1º de outubro de 2012,  fiz parte da banca de Elton Schuh, que pesquisou a construção rítmica das crianças das séries Iniciais do Ensino Fundamental. 
Título do trabalho: Corpo, ritmo e movimento: o trabalho com sons do Rio Grande do Sul. 
Orientador: Eduardo Pacheco. 
Banca: Ana Claudia Specht e Paty Kebach. 
Curso: Especialização em Música: Ensino e Expressão - Universidade Feevale. 


Através de um trabalho de mapeamento e exploração de sons e ritmos corporais com crianças de 9 a 10 anos, proporcionando também a aprendizagem através da percussão corporal de ritmos gauchescos como a Chula, o Chamamé e a Milonga, o educador musical procurou compreender os processos de aprendizagem rítmica infantis. Aliou, para isto, os ritmos do Sul às práticas de percussão corporal! PARABÉNS ELTON E SEU ORIENTADOR EDU PACHECO PELO BELO TRABALHO!!!