domingo, 6 de julho de 2014

Práticas de Musicalização no Pibid da Educação Infantil da Pedagogia da FACCAT










 

No primeiro semestre de 2014, ganhei um presente: A coordenação do Pibid da sub-área da Educação Infantil da Pedagogia da FACCAT. É claro que procurei formatar um projeto baseado no desenvolvimento da expressividade artística das crianças.











Nossas acadêmicas bolsistas Pibid foram às escolas aplicar práticas pensadas em conjunto nas instituições parceiras da Região: E.M.E.I Alice Maciel, em Taquara – RS ; E.M.E.I PIMK, em Igrejinha – RS; E.M.E.I Azaleia, em Parobé – RS.

As imagens demonstram uma série de ações desenvolvidas em termos de musicalização: foram práticas de contação de história, com ações de escuta sonora ativa, experimentações de instrumentos musicais, apreciações através de movimentação corporal, com o uso de lenços, balões, lençóis, percussão corporal, entre as várias atividades desenvolvidas.



As fotos aqui expostas apenas demonstram as práticas musicais desenvolvidas, entretanto, muitas atividades com Teatro e Artes Visuais também foram aplicadas.











A ênfase foi dada na musicalização, com o objetivo de dar ideias para a implantação da Lei 11.769 de modo significativo nas escolas. As práticas de dança sempre foram relacionadas às de música, portanto, assim como as demais.



Além das acadêmicas bolsistas Pibid, o trabalho desenvolvido nas escolas conta com a participação de uma supervisora em cada local de aplicação das atividades.


Elas têm a incumbência de orientar as bolsistas pibidianas, dando ideias de aprimoramento das atividades, reservando um espaço para a reflexão após as práticas e disponibilizando as turmas para a aplicação das atividades,  enfim, elas orientam as alunas bolsistas em suas ações.


As professoras das turmas que recebem as pibidianas também têm a oportunidade de se enriquecer com as práticas diferenciadas, e desenvolver ações com base naquilo que aprendem com as colegas pibidianas.


Portanto, as trocas são recíprocas, pois antes de iniciarem o planejamento das atividades, nossas pibidianas da Educação Infantil foram conhecer o ambiente das escolas e puderam observar as práticas cotidianas por lá, explorando as ações docentes, as brincadeiras infantis, os materiais, as rotinas, etc.










Estou muito feliz com este trabalho, pois a cada de encontro formativo, a cada planejamento que chega às minhas mãos aprendo mais e mais sobre o cotidiano da Educação Infantil e sobre práticas significativas, que envolvam a expressividade artística das crianças, de várias formas!!