terça-feira, 12 de abril de 2016

Práticas de musicalização na primeira infância

Olá!  
Se você quer saber como criar um projeto de musicalização para trabalhar com crianças pequenas, primeiro precisa saber como elas desenvolvem seu conhecimento musical. 

Os pequeninos estão em interação com o universo sonoro desde o ambiente intrauterino. Quando nascem, produzem seus próprios sons corporais, exercitando o aparelho fonador e realizando uma diversidade de ações sonoras: desde chacoalhar um objeto, batê-lo contra algo, bater palmas, movimentar o corpo no ritmo ao ouvir uma canção, mesmo antes de caminhar, etc. 


Musicalizar não significa apenas cantar canções com as crianças, mas realizar várias brincadeiras para aguçar o sentido auditivo dos pequenos. 

Buscar fontes sonoras sem enxergar de onde vem, descobrir auditivamente qual o objeto que pode estar produzindo determinado som, brincadeiras de roda, jogos de mãos e de copos, parlendas, trava-línguas são atividades que desenvolvem o ritmo, a coordenação motora, aguçam a audição, além de desenvolverem a sociabilidade, a afetividade, e uma série de outras questões importantes. 

Quer saber mais sobre musicalização, acesse este link e leia um artigo completo que escrevi sobre isto na Revista "O educador: mediador no desenvolvimento das diferentes linguagens da criança":