quinta-feira, 20 de março de 2014

Artigo: Musicalização em projetos sociais no vale do Paranhana, Rio Grande do Sul

Oi, pessoal!!

Saiu um novo artigo escrito por Alexandre Herzog e por mim na Revista da Fundarte! Quem se interessa por Musicalização em Projetos Sociais vai gostar!! Entrem lá para ver!!!

http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/21/21

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CURSO: PREVENINDO E COMBATENDO A INDISCIPLINA NO AMBIENTE ESCOLAR

QUERIDAS PROFESSORAS, QUERIDOS PROFESSORES, VOCÊS JÁ PODEM SE INSCREVER NO SITE www.faccat.br


CURSO: PREVENINDO E COMBATENDO A INDISCIPLINA NO AMBIENTE ESCOLAR
Data/Período: 3 de abril até 26 de junho de 2014 (quintas à noite)
Inscrições: até 25 de março de 2014
Horário: das 19h30min às 22h30min
Local: Campus da FACCAT
Investimento: R$ 210,00 à vista ou em até 3 parcelas de R$ 70,00 para alunos ou egressos formados na FACCAT e R$ 270,00 à vista ou em até 3 parcelas de R$ 90,00 para demais interessados.
Link para Inscrição: www.faccat.br (É só clicar em agenda de eventos, depois em Pedagogia, que aparecerá a lista de cursos de extensão)
Promoção: Curso de Pedagogia
Público-alvo: Alunos da pedagogia e da psicologia, professores, gestores educacionais, psicólogos, pais e demais interessados
Vagas: 40
Outras Informações:
- Reflexões sobre a indisciplina e a violência na escola – observações psicológicas. A prática da cooperação.
- O desenvolvimento da moralidade da criança: a constituição das regras, normas e valores.
- A diferenciação entre anomia, heteronomia e autonomia: rumo à liberdade do pensamento e às condutas democráticas.
- A moral do dever (heteronomia) versus a moral do bem (cooperação).
- Os jogos de regra e suas funções no desenvolvimento da normatividade da criança.
- Os jogos cooperativos e os jogos competitivos.
- Observações psicológicas sobre o Trabalho em Grupo: a cooperação como ferramenta de inclusão e de trocas diversificadas.
- O papel do professor no gerenciamento dos trabalhos em grupos: propor, orientar e desafiar, sem impor ou sugestionar.
- A criação de jogos cooperativos para desenvolver os conteúdos curriculares: utilizando a teoria como recurso para as práticas significativas.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Musicalizando na EMEI Alice Maciel

Na última quinta-feira, dia 12 de dezembro, dei uma passadinha para acompanhar a rotina das crianças da profe Lu e da profe Aline, da EMEI Alice Maciel, em Taquara. Vocês acham que eu aguentei ficar só vendo as crianças? Lógico que não!!!! Olha o resultado: MUSICALIZAÇÃO E MUITA DIVERSÃO!!!

 


Eu contei uma história musical para as crianças, só com sons e movimentos nos tecidos. Depois perguntei: "Quem entendeu esta história?". E muitas hipóteses foram levantadas: "São amigos, profe!", "São lindas flores!", "Eu acho que são pássaros voando!". Não importa o que eu de fato queria expressar, e sim, o incentivo à imaginação das crianças!!! E elas acabaram descobrindo sim que se tratava de uma história sobre dois pássaros amigos que voavam em meio ao bosque!!!


 


 Nós também brincamos de acompanhar a música da sementinha, fazendo de conta que nossos paninhos eram nuvens, sementes, chuva etc. Mas, ao olharem para os paninhos, as crianças já se imaginaram como bailarinas, princesas, cowboys, pitaras, etc! Quanta imaginação tem esta galerinha!!! Quando as coisas fogem do script, aí sim que é legal!!! Quantas ideias os pequenos nos dão sobre o que trabalhar com eles! 




  

 As crianças me mostraram muitas coisas de seus cotidianos, e, especialmente, as músicas que gostam! Afinal, não precisa ser só a profe quem diz o que fazer na sala de aula, né? A gente sempre pode e deve  aprender muitas coisas com as crianças, tornando as atividades bem mais significativas!!!



 
 Ah! esta música da sementinha nós tivemos que interpretar no mínimo três vezes, pois vinham os "De novo, de novo!!" A repetição é fator muito importante na Educação Infantil. Desde que se perceba que a tarefa não se tornou exaustiva para alguns, é muito significativo atender às demandas dos pequenos e repetir as atividades pelas quais eles se interessam!



  Brincamos também de roda, modificando andamentos na música da "Bicicleta", composta pela profe Denise Sant'Anna! Esta também foi motivo de muitos "De novo! De novo!!" Brincadeiras de roda de todas as espécies, além de serem divertidas, desenvolvem vários aspectos nas crianças: cooperação, motricidade, ritmo, lateralidade e muitas outras coisas!!






 Ah!! os paninhos também serviram para que a gente brincasse de fantasma, de bruxa e outras coisas!! As crianças até me ensinaram a música que conhecem da Bruxa!!! Eu preciso voltar lá correndo para que a gente cante novamente esta música, pois eu acabei me esquecendo da melodia e da letra!!! Mas lembro que a "A bruxa não é de nada", hahahaha!!!!!





Ai, já tô com saudade dos pequeninos, que amor!!! Quanto carinho!!! Obrigada, profe Lu, por deixar acompanhar a tua rotina!! Estou encantada!