No dia 10 de setembro estive em Fazenda Vilanova realizando uma Oficina para os professores da rede municipal de ensino, a convite da Secretaria de Educação. Essa é uma formação gerenciada pela Empresa Gestão, que oferece assessoria a várias prefeituras do estado.


Conforme havia prometido para os professores participantes, compartilho aqui alguns momentos inesquecíveis desta formação.


A Secretária de Educação Lisete Cenci, no início da oficina, estava apreensiva, já que ali estavam reunidos professores de várias áreas e também que trabalham com diversas faixas etárias. Contou-me que estava refletindo: "Como seria este momento? O que faríamos para contemplar a diversidade do público presente?"
Ao final da formação, todos compreenderam que as atividades com jogos lúdicos e práticas divertidas servem para sensibilizar crianças, jovens e adultos, e as adaptações que temos de realizar para contemplar cada faixa etária não são difíceis de ser realizadas.

Ao realizarmos a avaliação final, os depoimentos dos participantes demonstraram certo alívio por compreenderem que trabalhar com a música na escola não é nenhum "bicho de sete cabeças"! Basta começarmos a explorar as possibilidades de organizações sonoro-musicais de modo criativo. Precisamos ampliar nossas escutas para os sons do mundo ou para a diversidade de expressões musicais das várias culturas. Enfim, os professores devem entender que não irão trabalhar com a música para transformarem as crianças, jovens ou adultos em músicos profissionais, mas sim, em seres sensíveis, capazes de sentir com mais profundidade aquilo que ouvem, que se tornem aptos a se expressarem musicalmente e a compreenderem as diferentes funções da música na sociedade.

A música deve estar na escola para ampliar as possibilidades de expressão através da arte musical e sua compreensão. E foi isso que tentamos exercitar naquele sábado ensolarado em Fazenda Vilanova!!! Muito obrigada pelo calor humano, pela recepção acolhedora e pelas participações tão concentradas na oficina!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário