segunda-feira, 24 de outubro de 2011
domingo, 23 de outubro de 2011
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Instalação Musical para Educação Infantil - Obra da Gica!!!
Nossa querida professora de música Gica, aluna da pós-graduação "Música: ensino e expressão" da Universidade Feevale, criou esta instalação para trabalhar com os pequenos da Educação infantil a exploração sonoro musical!
Vejam que legal!!!

Parabéns, Gica!! Esta é uma ótima ideia que poderá ser adotada por muitos professores!!!
Vejam que legal!!!

Parabéns, Gica!! Esta é uma ótima ideia que poderá ser adotada por muitos professores!!!
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Bancas da Pós-Graduação "Música: Ensino e Expressão" da Universidade Feevale
No dia 23 de setembro de 2011 ocorreram as bancas de avaliação de Trabalhos de Conclusão do Curso de Especialização "Música: ensino e expressão" dos alunos Aline Bühler, João Zaqueo Origuella Júnior e Carla Kieling.
O resumo do trabalho "A contribuição das novas tecnologias de informação e comunicação para a Educação Musical na Educação Infantil" de Carla Kieling já estava disponível aqui no blog em postagens mais antigas. Porém, os de João e Aline, ainda não.
Com o intuito de expor as pesquisas que são feitas em nosso curso de pós-graduação em educação musical, sempre procuro trazer para cá os resumos de alunos e orientandos que autorizam a divulgação desses estudos. Abaixo, portanto, os resumos dos TCCs de Aline e João.
VIVÊNCIAS MUSICAIS SIGNIFICATIVAS: UM ESTUDO VOLTADO PARA AS AULAS DE MÚSICA DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Aluna: Aline Bühler
Orientadora: Patrícia Kebach
Banca: Ana Cláudia e Flávia Rizzon
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo compreender como os alunos do 5º ano do ensino fundamental constroem seu conhecimento musical sob um ponto de vista construtivista, a partir de suas vivências e experiências cotidianas. Reflete-se, aqui, a respeito do construtivismo e da educação musical, do desenvolvimento criativo dos alunos e suas vivências cotidianas e dos trabalhos em grupo nas aulas de música, partindo de atividades de recriação musical (ou rearranjos musicais), composição e apreciação, apontando suas contribuições para a construção do conhecimento musical. Também foca-se o olhar para os aspectos de motivação e organização no trabalho em grupo. Como referencial teórico, a pesquisa parte de reflexões e ideias interacionistas e construtivistas piagetianas desenvolvidas por Kebach, nas estratégias de re-arranjo sugeridas por Penna e Marinho, no modelo (T)EC(L)A de Swanwick, nas teorias do cotidiano de Souza, além de outros autores que abordam em suas obras questões relacionadas à construção do conhecimento musical, a partir de atividades diversas, valorizando as práticas, vivências e experiências musicais dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa participativa aliada ao método clínico de Piaget, desenvolvida durante as aulas de música (4 aulas de 50 minutos). Por meio de observações e questionamentos foi possível conhecer melhor o universo musical dos alunos e compreender suas respostas, suas ações e como organizaram seu pensamento no desenrolar das atividades de recriação, apreciação e composição. Esse trabalho visa contribuir para a reflexão dos professores de música sobre sua prática docente, no sentido de proporcionar vivências musicais significativas aos alunos, observando o contexto e os conhecimentos musicais já construídos.
Palavras-chave: Educação Musical – construtivismo – trabalhos em grupo – atividades significativas – conhecimento musical.
O COTIDIANO, AS APRENDIZAGENS E AS RESSIGNIFICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR
Aluno: João Zaqueo Origuella Júnior
Orientadora: Patrícia Kebach
Banca: Edu Pacheco e Ana Cláudia Specht
RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo destacar a importância das aprendizagens e as ressignificações no contexto escolar. O principal questionamento que aqui se faz é o seguinte: como trabalhar a música com adolescentes de modo significativo, no ambiente de sala de aula, resgatando seus saberes musicais construídos no seio de seu entorno cultural utilizando as estratégias de re-arranjos? Para compreender essa questão, recorreu-se à realização de práticas pedagógicas com base em autores que abordam as recriações musicais e as teorias do cotidiano como aspectos fundamentais para serem trabalhados no contexto escolar. Faz-se, inicialmente uma reflexão sobre as contribuições gerais de pensadores como Platão e Adorno, na tentativa de contextualizar a educação musical. Abordam-se as teorias dos cotidiano, as práticas de re-arranjo e se busca analisar as práticas musicais realizadas com turmas de sétima série de uma escola particular à luz das reflexões de autores como Maura Penna, Jusamara Souza, Patrícia Kebach e Vanildo Mousinho Marinho. O presente trabalho pretende ampliar as discussões sobre a educação musical significativa, as construções musicais que partem do cotidiano, a importância das construções coletivas, dos re-arranjos e das interações sociais no ambiente de sala de aula já que neste ano, o conteúdo musical deve ser ministrado obrigatoriamente em todas as escolas. O uso das estratégias de re-arranjo com adolescentes demonstrou ser uma ferramenta eficaz, capaz de gerar real construção de conhecimento e motivação dos alunos envolvidos em processos de musicalização no ambiente escolar. O fato de elegerem o repertório e de recriarem as canções de seus gostos pessoais parece ter potencializado o envolvimento dos adolescentes e suas construções musicais.
Palavras chave: Educação Musical; estratégias de re-arranjo; teorias do cotidiano.
Parabéns aos três pelos belos estudos realizados e por conquistarem o título de Especialistas em Educação Musical!
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Apresentação dos participantes da Oficina de Musicalização Corporal em Roraima
Sensíveis, criativos, mais do que musicais... Assim posso denominar este pessoal que participou da formação que ofereci no ano passado na UFRR.
Os participantes mesclaram excertos de atividades que realizamos com base nos métodos de Orff, Dalcroze, de Lucas Ciavatta e, especialmente, nos ensinamentos do professor Stenio Mendes do Núcleo Educacional do Barbatuques.
Vejam esta floresta inicial!! Só quem mora em Roraima, tão próximo à natureza pode produzir sons assim!!
Os participantes mesclaram excertos de atividades que realizamos com base nos métodos de Orff, Dalcroze, de Lucas Ciavatta e, especialmente, nos ensinamentos do professor Stenio Mendes do Núcleo Educacional do Barbatuques.
Vejam esta floresta inicial!! Só quem mora em Roraima, tão próximo à natureza pode produzir sons assim!!
Formação em Educação Musical na cidade gaúcha de Fazendo Vilanova
No dia 10 de setembro estive em Fazenda Vilanova realizando uma Oficina para os professores da rede municipal de ensino, a convite da Secretaria de Educação. Essa é uma formação gerenciada pela Empresa Gestão, que oferece assessoria a várias prefeituras do estado.


Conforme havia prometido para os professores participantes, compartilho aqui alguns momentos inesquecíveis desta formação.


A Secretária de Educação Lisete Cenci, no início da oficina, estava apreensiva, já que ali estavam reunidos professores de várias áreas e também que trabalham com diversas faixas etárias. Contou-me que estava refletindo: "Como seria este momento? O que faríamos para contemplar a diversidade do público presente?"
Ao final da formação, todos compreenderam que as atividades com jogos lúdicos e práticas divertidas servem para sensibilizar crianças, jovens e adultos, e as adaptações que temos de realizar para contemplar cada faixa etária não são difíceis de ser realizadas.

Ao realizarmos a avaliação final, os depoimentos dos participantes demonstraram certo alívio por compreenderem que trabalhar com a música na escola não é nenhum "bicho de sete cabeças"! Basta começarmos a explorar as possibilidades de organizações sonoro-musicais de modo criativo. Precisamos ampliar nossas escutas para os sons do mundo ou para a diversidade de expressões musicais das várias culturas. Enfim, os professores devem entender que não irão trabalhar com a música para transformarem as crianças, jovens ou adultos em músicos profissionais, mas sim, em seres sensíveis, capazes de sentir com mais profundidade aquilo que ouvem, que se tornem aptos a se expressarem musicalmente e a compreenderem as diferentes funções da música na sociedade.

A música deve estar na escola para ampliar as possibilidades de expressão através da arte musical e sua compreensão. E foi isso que tentamos exercitar naquele sábado ensolarado em Fazenda Vilanova!!! Muito obrigada pelo calor humano, pela recepção acolhedora e pelas participações tão concentradas na oficina!!!
A contribuição das novas tecnologias de informação e comunicação para a Educação Musical na Educação Infantil
O Trabalho de Conclusão de Carla Kieling, intitulado "A contribuição das novas tecnologias de informação e comunicação para a construção do conhecimento musical dos aprendizes de música da educação infantil", sob minha orientação traz grandes contribuições para o cenário da pré-escola. Deem uma olhadinha no resumo abaixo.

RESUMO: As novas tecnologias de informação e comunicação provocaram uma grande revolução em nossa sociedade, gerando um novo universo de ferramentas didático-pedagógicas no campo da educação musical. A utilização de tais recursos com o enfoque construtivista e interacionista pode ser aproveitado para proporcionar atividades significativas aos educandos. Tomando tais considerações como ponto de partida, realizou-se uma pesquisa-ação para buscar a melhor compreensão dos efeitos da utilização das novas tecnologias de informação e comunicação no processo de construção de conhecimento de aprendizes de música da educação infantil, respeitando uma abordagem construtivista. A pesquisa se justificou pela necessidade de compreensão da construção do conhecimento musical quando associada à utilização dessas ferramentas. As conclusões do trabalho demonstram que as formas oportunizadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação auxiliam na construção do conhecimento dos educandos, permitindo soluções criativas, dentro da realidade dos educandos. Os alunos cooperaram entre si no momento de suas organizações sonoro musicais, realizando trocas produtivas com o apoio das novas tecnologias utilizadas. A partir dessa pesquisa, propõe-se que uma educação musical voltada à expressão e ao desenvolvimento da construção do conhecimento de aprendizes de música na educação infantil pode ocorrer de modo significativo e produtivo se os professores se utilizarem cada vez mais das Novas Tecnologias para variar estratégias de ensino e aprendizagem musical. Para isso, os professores devem estar inteirados sobre as possibilidades de ação e formas de utilização deste novo universo tecnológico disponível atualmente.
Palavras-chave: Novas tecnologias de informação e comunicação , educação infantil e construtivismo.
RESUMO: As novas tecnologias de informação e comunicação provocaram uma grande revolução em nossa sociedade, gerando um novo universo de ferramentas didático-pedagógicas no campo da educação musical. A utilização de tais recursos com o enfoque construtivista e interacionista pode ser aproveitado para proporcionar atividades significativas aos educandos. Tomando tais considerações como ponto de partida, realizou-se uma pesquisa-ação para buscar a melhor compreensão dos efeitos da utilização das novas tecnologias de informação e comunicação no processo de construção de conhecimento de aprendizes de música da educação infantil, respeitando uma abordagem construtivista. A pesquisa se justificou pela necessidade de compreensão da construção do conhecimento musical quando associada à utilização dessas ferramentas. As conclusões do trabalho demonstram que as formas oportunizadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação auxiliam na construção do conhecimento dos educandos, permitindo soluções criativas, dentro da realidade dos educandos. Os alunos cooperaram entre si no momento de suas organizações sonoro musicais, realizando trocas produtivas com o apoio das novas tecnologias utilizadas. A partir dessa pesquisa, propõe-se que uma educação musical voltada à expressão e ao desenvolvimento da construção do conhecimento de aprendizes de música na educação infantil pode ocorrer de modo significativo e produtivo se os professores se utilizarem cada vez mais das Novas Tecnologias para variar estratégias de ensino e aprendizagem musical. Para isso, os professores devem estar inteirados sobre as possibilidades de ação e formas de utilização deste novo universo tecnológico disponível atualmente.
Palavras-chave: Novas tecnologias de informação e comunicação , educação infantil e construtivismo.
Assinar:
Postagens (Atom)