segunda-feira, 30 de julho de 2012
quarta-feira, 25 de julho de 2012
segunda-feira, 9 de julho de 2012
Encerramento do Curso de Extensão de Musicalização na FACCAT
Nesta última sexta-feira encerramos nossas atividades do Curso de Musicalização para Educação infantil e Séries Iniciais que ocorreu na FACCAT neste primeiro semestre de 2012. O curso foi realizado em 60 horas. Além das dinâmicas de apreciações, recriações e criações musicais, as participantes puderam realizar reflexões, criar suas próprias atividades de musicalização, confeccionaram instrumentos com material reciclável e realizaram muitas trocas. A turma foi produtiva, participativa e dinâmica!!! Foi muito legal compartilhar este espaço com vocês, gurias!! VALEU!
Na foto acima, elas estão produzindo a máquina dos sons corporais, dinâmica divertida e muito criativa!
A aprendizagem do acompanhamento harmônico no acordeom: o percurso de três crianças (JONAS REIS)
Olá, pessoal, para quem se interessar pela aprendizagem infantil de acordeom! O link leva à Dissertação integral.
RESUMO
A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender como as crianças aprendem a executar no acordeom o acompanhamento harmônico das músicas estudadas. O desenho metodológico adotado apoiou-se em princípios do Método Clínico piagetiano. A coleta de dados foi realizada com três crianças com idade entre 7,5 e 8,5 anos, no contexto de aulas individuais de acordeom realizadas em um espaço formal de educação musical, de abril a outubro de 2011, na cidade de Porto Alegre – RS. O registro dos dados foi feito em diários de campo e filmagens integrais das aulas de acordeom, nas quais ocorreram entrevistas e observações clínicas decorrentes da adaptação do método, a fim de considerar as singularidades do contexto e dinâmica das aulas. A partir dos dados coletados, fez-se a composição de protocolos para cada sujeito pesquisado, descrevendo os momentos onde a problemática de pesquisa se explicitava. A base teórica da investigação advém da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Ela possibilitou a compreensão do percurso da aprendizagem dos sujeitos durante as aulas. Os resultados evidenciaram que, ao longo das aulas de acordeom, foi acontecendo a tomada de consciência das ações, principalmente sobre como os sujeitos faziam para executar as mudanças na execução do acompanhamento. A tomada de consciência do porquê da necessidade dessas mudanças não se deu com base em explicações que considerassem coerentemente todos os elementos harmônicos envolvidos nas músicas estudadas. Constataram-se, também, níveis de tomada de consciência quanto à distinção entre consonâncias e dissonâncias e, nessa conquista, o papel da aprendizagem foi expressivo. A principal contribuição desta pesquisa está em explicitar a trajetória dos sujeitos, mostrando de que modo eles percebem, compreendem e explicam a dimensão harmônica implicada na aprendizagem do acordeom. A pesquisa poderá contribuir para a área da Música e Educação articulando aportes da Epistemologia Genética e da Educação Musical na compreensão do desenvolvimento musical da criança.
Palavras-chave: Aprendizagem Musical. Harmonia. Acordeom. Epistemologia Genética. Música e Educação.
______________________________________________________________
REIS, Jonas Tarcísio. A aprendizagem do acompanhamento harmônico no acordeom: o percurso de três crianças. Porto Alegre, UFRGS, 2012, 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
Pós-graduação HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL: ensino e pesquisa!
Darei História da Música do RS na pós-graduação do ISEI: HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL: ensino e pesquisa!
Curso de musicalização para bebês
Ana Paula realiza aulas de musicalização maravilhosas com bebês!!!!
O projeto SINFONIA DE BEBÊS acontece no "Enlace - Clínica e Projetos Interdisciplinares", Porto Alegre, na Rua 24 de outubro, 435/301.
Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: (51)32545933
Assinar:
Postagens (Atom)