As imagens demonstram uma série de ações desenvolvidas em termos de musicalização: foram práticas de contação de história, com ações de escuta sonora ativa, experimentações de instrumentos musicais, apreciações através de movimentação corporal, com o uso de lenços, balões, lençóis, percussão corporal, entre as várias atividades desenvolvidas.
As fotos aqui expostas apenas demonstram as práticas musicais desenvolvidas, entretanto, muitas atividades com Teatro e Artes Visuais também foram aplicadas.
A ênfase foi dada na musicalização, com o objetivo de dar ideias para a implantação da Lei 11.769 de modo significativo nas escolas. As práticas de dança sempre foram relacionadas às de música, portanto, assim como as demais.
Além das acadêmicas bolsistas Pibid, o trabalho desenvolvido nas escolas conta com a participação de uma supervisora em cada local de aplicação das atividades.
Elas têm a incumbência de orientar as bolsistas pibidianas, dando ideias de aprimoramento das atividades, reservando um espaço para a reflexão após as práticas e disponibilizando as turmas para a aplicação das atividades, enfim, elas orientam as alunas bolsistas em suas ações.
As professoras das turmas que recebem as pibidianas também têm a oportunidade de se enriquecer com as práticas diferenciadas, e desenvolver ações com base naquilo que aprendem com as colegas pibidianas.
Portanto, as trocas são recíprocas, pois antes de iniciarem o planejamento das atividades, nossas pibidianas da Educação Infantil foram conhecer o ambiente das escolas e puderam observar as práticas cotidianas por lá, explorando as ações docentes, as brincadeiras infantis, os materiais, as rotinas, etc.
Estou muito feliz com este trabalho, pois a cada de encontro formativo, a cada planejamento que chega às minhas mãos aprendo mais e mais sobre o cotidiano da Educação Infantil e sobre práticas significativas, que envolvam a expressividade artística das crianças, de várias formas!!