terça-feira, 8 de junho de 2010

O QUE ENTENDEMOS POR DESCOBERTA DA ARTE MUSICAL?



Num primeiro momento, poderíamos dizer que é uma abertura de espírito para o universo sonoro, uma estimulação constante da curiosidade de conhecer o mundo dos sons. Nas crianças bem pequenas, poríamos caracterizar pelo despertar dos sentidos, pois é muito difícil de separar o sonoro do visual, do tátil, da motricidade, mesmo se em certos momentos a atenção das crianças esteja mais voltada para apenas um desses elementos do que para outro (Agosti-Gherban, 2000).
Uma especificidade do despertar musical é fazer uma ligação entre os diferentes modos de expressão como a dança, as artes plásticas e o teatro, o que permite o enriquecimento das experiências estéticas da criança. Pensamos que esse é um modo especial de apreender o mundo sonoro de forma aberta e criativa, as descobertas sonoras estando apoiadas sobre atividades lúdicas. É através da brincadeira que a criança descobrirá, de modo intuitivo, os parâmetros do som, a organização musical, para chegar, mais tarde, a analisar e aprender a terminologia musical convencional. É preciso, desse modo, proporcionar um acesso a essas noções de modo empírico através de brincadeiras para que as crianças cheguem gradualmente a construir uma aprendizagem abstrata formal da música.
Acreditamos que o despertar para o universo sonoro é extremamente importante para a construção do conhecimento musical, tendo em vista que é a ação prática e mental e a coordenação destas ações sobre a música, como objeto a ser descoberto, que fazem com que o sujeito diferencie e integre esse conhecimento a suas estruturas cognitivas. Assim, nossa proposição é a de que a educação musical deve ser precoce.

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