Na última quinta-feira, dia 12 de dezembro, dei uma passadinha para acompanhar a rotina das crianças da profe Lu e da profe Aline, da EMEI Alice Maciel, em Taquara. Vocês acham que eu aguentei ficar só vendo as crianças? Lógico que não!!!! Olha o resultado: MUSICALIZAÇÃO E MUITA DIVERSÃO!!!
Eu contei uma história musical para as crianças, só com sons e movimentos nos tecidos. Depois perguntei: "Quem entendeu esta história?". E muitas hipóteses foram levantadas: "São amigos, profe!", "São lindas flores!", "Eu acho que são pássaros voando!". Não importa o que eu de fato queria expressar, e sim, o incentivo à imaginação das crianças!!! E elas acabaram descobrindo sim que se tratava de uma história sobre dois pássaros amigos que voavam em meio ao bosque!!!
Nós também brincamos de acompanhar a música da sementinha, fazendo de conta que nossos paninhos eram nuvens, sementes, chuva etc. Mas, ao olharem para os paninhos, as crianças já se imaginaram como bailarinas, princesas, cowboys, pitaras, etc! Quanta imaginação tem esta galerinha!!! Quando as coisas fogem do script, aí sim que é legal!!! Quantas ideias os pequenos nos dão sobre o que trabalhar com eles!
As crianças me mostraram muitas coisas de seus cotidianos, e, especialmente, as músicas que gostam! Afinal, não precisa ser só a profe quem diz o que fazer na sala de aula, né? A gente sempre pode e deve aprender muitas coisas com as crianças, tornando as atividades bem mais significativas!!!
Ah! esta música da sementinha nós tivemos que interpretar no mínimo três vezes, pois vinham os "De novo, de novo!!" A repetição é fator muito importante na Educação Infantil. Desde que se perceba que a tarefa não se tornou exaustiva para alguns, é muito significativo atender às demandas dos pequenos e repetir as atividades pelas quais eles se interessam!
Brincamos também de roda, modificando andamentos na música da
"Bicicleta", composta pela profe Denise Sant'Anna! Esta também foi
motivo de muitos "De novo! De novo!!" Brincadeiras de roda de todas as
espécies, além de serem divertidas, desenvolvem vários aspectos nas
crianças: cooperação, motricidade, ritmo, lateralidade e muitas outras
coisas!!
Ah!! os paninhos também serviram para que a gente brincasse de fantasma, de bruxa e outras coisas!! As crianças até me ensinaram a música que conhecem da Bruxa!!! Eu preciso voltar lá correndo para que a gente cante novamente esta música, pois eu acabei me esquecendo da melodia e da letra!!! Mas lembro que a "A bruxa não é de nada", hahahaha!!!!!
Ai, já tô com saudade dos pequeninos, que amor!!! Quanto carinho!!! Obrigada, profe Lu, por deixar acompanhar a tua rotina!! Estou encantada!
Ai Paty, que lindo!!!!! Ameiiiiii!!!!!
ResponderExcluirMinha sala de aula estará sempre aberta para ti. É só marcar. Ameiiiiiii tanto quanto as crianças a manhã maravilhosa que tivemos e eles continuam pedindo a música da sementinha....
"Era meia noiteeee!!!! (uhhhhhhhhhh) (eles adoram fazer esta parte)
Tinha um castelo assombrado (uhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh) (eles adoram)
Tinha uma bruxa com uma faca na mão (suspense).....
Passando manteiga no pão, passando manteiga no pão...... (kakakakakka).
A bruxa não é de nada, é pura marmelada,
A bruxa não é de nada, é pura marmelada.....
Eles adoram esta música, cantamos de 3 a 4 vezes quando eles pedem. hehehehehehe. bjos.
Em tempo: Quando encontramos o instrumento dentro da minha mochila eles gritaram é da Prof. Patty. Prof. Lúuuuuuuuuu aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii..
E eu fiz careta e disse aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii vamos devolver para a Prof. Paty, ela deve estar procurando.
rsrsrsrsrsrsrs
Olá
ResponderExcluirEstou fazendo um levantamento de projetos sociais no RS que fazem a inclusão através da música. Vi que a senhora circula neste meio. Estamos tendo dificuldades em encontrar informações e divulgações sobre esses projetos. Caso tenhas projetos interessantes para indicar, agradeço.