domingo, 27 de março de 2011

Passos para um bom projeto de musicalização


Olá, pessoal!

Ao elaborar um projeto de implantação da música na escola, vocês devem pensar em alguns aspectos:

- Qual o tema do projeto?
- Ele está vinculado a outras atividades da escola, de forma interdisciplinar, como oficina paralela às aulas ou de forma integrada às aulas corriqueiras?
- Com qual faixa etária vocês irão trabalhar?
- O que cada turma já sabe sobre música?
- É preciso partir de uma sensibilização musical no trabalho com as crianças ou jovens ou dar continuidade para trabalhos que já vem sendo desenvolvidos na escola?
- Já existem atividades de música na escola?
- Quais os conteúdos que se pretende trabalhar? Ritmo, desenvolvimento melódico, harmônico, jogos e brincadeiras sonoras?


- Quais os objetivos do projeto (geral e específicos)?
- Quais os materiais que serão necessários para o trabalho nas aulas de música? Instrumentos musicais, materiais alternativos recicláveis, apenas o corpo dos aprendizes ou tudo isto?
- Qual a previsão de carga horária para o desenvolvimento do projeto, ou seja, como serão planejadas as aulas em termos de dias, semanas ou meses e a duração de cada aula?

- Com base em que referencial teórico o projeto será desenvolvido? Em métodos ativos, em teorias contrutivistas, em teorias do cotidiano? Em todas estas opções? Em outras?
- O desenvolvimento do projeto contará com que tipos de atividades?
- Qual a previsão para a avaliação deste projeto?



Bem, estas são algumas ações que deverão ser contempladas para se elaborar um bom projeto de implantação de aulas de musicalização no ambiente escolar!

Boa sorte!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário