quarta-feira, 30 de novembro de 2011

MUSICALIZAÇÃO DE BEBÊS: UMA INVESTIGAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS - THALIS NECKEL MIGUEL


Na última sexta-feira, dia 25 de novembro, Thalis Neckel Miguel, por mim orientado, apresentou seu trabalho de Conclusão do Curso de Especialização "Música: ensino e expressão", da Universidade Feevale, para a banca composta por Paula Pecker e Ana Cláudia Specht.
Conforme eu já havia prometido, trago abaixo o resumo deste trabalho maravilhoso, que foi muito bem avaliado pelas colegas presentes na banca examinadora!

RESUMO: Esta pesquisa teve por objetivo trazer informações sobre as diferenças e semelhanças no trabalho de musicalização de bebês de 0 a 2 anos em diferentes contextos, com a finalidade de auxiliar professores na adaptação de atividades na mudança de ambiente escolar. Foi utilizada a metodologia de pesquisa participante, na qual o pesquisador interage e interfere com o seu objeto de estudo. Os dados para análise foram coletados através de filmagens de quatro aulas: duas em uma escola pública de educação infantil, com uma turma de berçário, e mais duas em uma escola particular de música, com duas turmas de musicalização de bebês. Com os acontecimentos da sala de aula registrados em texto, foi possível analisar o funcionamento das atividades e o efeito que elas provocam nos bebês. O trabalho foi dividido essencialmente em três capítulos: no primeiro, é apresentada uma revisão teórica sobre a gênese da construção do conhecimento musical do bebê; no segundo, são demonstrados exemplos de atividades de musicalização para bebês; já no terceiro, o autor analisa trechos descritivos das aulas filmadas nas duas escolas, de forma a apontar diferenças e semelhanças nos acontecimentos em sala de aula, e, por conseguinte, trazer reflexões acerca das possibilidades de trabalho com as mesmas atividades em diferentes espaços. Conclui-se que o professor deve ter a sensibilidade de perceber a melhor forma de aplicar a mesma atividade em ambientes diferentes, não importando exatamente o quanto a atividade deverá ser modificada, mas de que forma esta poderá ser trabalhada de forma satisfatória para alunos e professor, sempre visando um trabalho agradável e incentivador para a evolução de ambos.

Palavras-chave: Educação musical. Bebês. Escola pública de educação infantil. Escola particular de música. Adaptação de atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário