quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Os processos precoces de aprendizagem musical: uma abordagem construtivista


Eu havia me esquecido que Paula Pecker e eu publicamos este texto nos Anais do SIMCAM4 – IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais — em maio 2008

Resumo: Este artigo tem como objetivo discorrer sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança em relação à música, nos primeiros anos de vida, e propor formas construtivistas de agir pedagogicamente no ambiente de Educação Musical. Será dado destaque à fase que vai desde o nascimento até os quatro anos de idade. Para enfocar as construções cognitivas musicais, utilizaremos como fundamentação teórica a Epistemologia de Jean Piaget e demais autores que concordam com a idéia de que dentro da sala de aula é necessário que o olhar não seja somente sobre os conteúdos a serem desenvolvidos, mas para a interação entre a criança e os objetos propostos.

Palavras-chave: epistemologia genética – processos de ensino-aprendizagem – construção musical

Confiram o texto na íntegra no seguinte endereço:
http://www.fflch.usp.br/dl/simcam4/downloads_anais/SIMCAM4_Paula_Pecker_e_Patricia_Kebach.pdf

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