terça-feira, 10 de abril de 2012

CURSO SOBRE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS, DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS – 2ª EDIÇÃO - O papel das Oficinas de Artes

Pessoal, estou ajudando na organização e divulgação deste evento. Irei também ministrar um curso sobre Oficinas de Artes e Prevenção ao uso de Drogas.
Vale muito participar de uma formação como esta, que contará com alguns dos profissionais mais especializados do país sobre a temática! Ajudem a divulgar!!!!



Eis a programação:

24/04 - MANHÃ – Apresentação dos objetivos do curso e da equipe de trabalho. Aplicação de instrumentos
Conferência de abertura: A comunidade e as drogas – família e escola (Prof. Barbosa Nunes)
TARDE: Crimes raciais e de intolerância – Neonazismo no RS (Del. Paulo César Caldas Jardim)

08/05 - MANHÃ – Direitos da criança e do Adolescente (Profa. Juliana Nóbrega)
Concepções de criança e de adolescente. Histórico dos Direitos da Criança e do Adolescente; Avanços e desafios do ECA; Conselho Tutelar e suas atribuições.
TARDE – Direitos das mulheres (Profa. Juliana Nóbrega)
A história das mulheres no mundo e no Brasil. As várias faces da violência contra a mulher. Participação das mulheres nos espaços de poder, mulheres e a política, a conscientização de seus direitos, a importância dos movimentos das mulheres.
Elaboração de projetos por cidade

15/05 - MANHÃ – Direitos do trabalhador (Dr. Michelangelo de Aguiar Cueiro)
Histórico dos direitos do trabalhador. Relação empresa X patrão X empregado. Jurisprudência do trabalho. Assédio Moral. Consequências do assédio no trabalho e na vida. Violência e trabalho escravo. Relações de poder no ambiente de trabalho.
TARDE – Direitos da pessoa deficiente (Profa. Maria Isabel Wendling)
Pessoa deficiente X pessoa portadora de deficiente. Uso secundário da deficiência. A família dos portadores de deficiência. Cuidadores de pessoas com necessidades especiais. Escola especial X escola inclusiva. - Aplicação de instrumentos

22/05 - MANHÃ – Identificação de situações de violência (Prof. Jean Von Hohendorff) - Aplicação de instrumentos.
Identificação das principais formas assumidas pela violência intrafamiliar; agressões contra crianças e adolescentes; abuso sexual de crianças e adolescentes; exploração do trabalho infantil; exploração sexual comercial e mendicância; Privação, descuido e abandono; Consequências das violências; Fatores de risco, proteção, resiliência. Violência e uso de drogas.
TARDE – Conhecendo a rede de atendimento em situações de violência (Prof. Jean Von Hohendorff)
Informação, orientação e acesso à rede de proteção das pessoas vítimas de violência e de usuários de drogas; Importância de notificação - Leis que embasam; Notificação X Denúncia; Dinâmicas de fusão. - Elaboração de projetos por cidade

29/05 - MANHÃ - Princípios e habilidades básicas sobre mediação de conflito (Profa. Laíssa Eschiletti Prati)
Discussão sobre diferentes modos de resolver o conflito. Diferenças entre modelos de resolução de conflitos. Princípio do “ganha-ganha”, liberdade de expressão e decisão, visão positiva do conflito. Empatia e escuta ativa. Aprendendo a falar na primeira pessoa.
TARDE – Prevenção ao uso de drogas através de programas de arte (Profa. Patrícia Kebach)
A arte como fonte de expressão e desenvolvimento afetivo e das relações sociais. As oficinas com artes e a abordagem antidrogas.

05/06 – MANHÃ e TARDE – Psicologia Positiva e sua aplicação no atendimento a usuários de drogas (Profa. Bruna Seibel)
Histórico da psicologia positiva. Do problema às potencialidades. Foco no positivo. Conceito de vulnerabilidade pessoal e social. Conceito de resiliência. Fatores de risco e de proteção. Efeitos da busca por potencialidades na prática profissional. - Aplicação de instrumentos

12/06 – MANHÃ e TARDE – Situações de violência no contexto escolar (Profa. Letícia Dellazzana) - Aplicação de instrumentos
Violência institucional: relações de poder na escola. Bullying. Efeitos do Bullying no desenvolvimento da criança e de sua família. Burnout. Desafios do professor na sala de aula contemporânea. Relações da escola com Conselhos Tutelares e outros agentes de proteção a infância e adolescência. Prevenção primária e estratégias de promoção de saúde.

19/06 – MANHÃ - Promoção em Saúde e Prevenção ao uso de drogas (Profa. Mariana Boeckel)
Níveis de intervenção: primária, secundária e terciária. Práticas da promoção de saúde e prevenção de doenças em diferentes contextos sociais.
TARDE – As principais drogas: histórico, efeitos e as consequências biopsicossociais (Tenente Coronel Rangel)

26/06 – MANHÃ – Mesa redonda – Tratamento e reinserção psicossocial do dependente químico (Médico José Luiz Clockner, Assistente Social Sílvia Halpern e enfermeira à confirmar)
TARDE – Apresentação de projetos sobre prevenção ao uso de drogas (Profa. Laíssa Eschiletti Prati) - Aplicação de instrumentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário