segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Conexão FACCAT 2010 com Oficina de Música








Oi, gente! Faz tempão que não posto mais nada aqui. Mas sei que tem pessoas que eventualmente acesssam o blog. Por isso, não deixarei mais de atualizá-lo! A novidade que trago aqui é a Oficina de Música do Conexão FACCAT 2010!
Meus ajudantes de plantão, Os sombras, encaminhavam a galerinha até a Oficina, enquanto Helena, Tiane, Viviane e Gabriela me deram o tempo todo a maior assistência!!!

Na tenda onde foi realizada a Oficina, criamos um espaço da "Árvore do pensamento". Ali, os alunos e alunas do ensino médio colher os frutos do pensamento de vários autores da Educação e Educação Musical.

Eis alguns dos pensamentos suspensos na árvore:
“ A beleza, como a verdade, só vale quando recriada pelo sujeito que a conquista.” (PIAGET)

“Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias” (Victor Hugo).










“A construção de conhecimento supõe prazer funcional, enfrentar desafios, tornar possível e jogar com significações” (Lino de Macedo).

“Se a dimensão lúdica pode estar presente e animar nossas formas de construir conhecimento, então podemos ser criativos e fazer coisas de modo melhor, mais saudável e com mais sentido” (Lino de Macedo)

“Se falta o lúdico, pode ser que a ironia, o desinteresse, o ceticismo ou a violência ocupem seu lugar” (Lino de Macedo)

“Nem tudo o que a descoberta nos reserva pertence à racionalidade” (Melucci)

“O limite real de um homem termina quando começa a sua imaginação” (Anônimo)

“A alegria é o fogo que mantém aquecido o nosso objetivo, e acesa a nossa inteligência” (Helen Keller)

“Criar é dar forma ao próprio destino” (Albert Camus)

“A imaginação é mais importante que o conhecimento” (Albert Einstein)

“A inspiração existe, porém temos que encontrá-la trabalhando” (Pablo Picasso)

“A música se relaciona sempre com o indivíduo pois nasce de sua mente, fala de suas emoções e de sua gama perceptual”(Sekeff)

“Signos sonoros possibilitam pensar espaços ausentes, retomar tempos passados e planejar o futuro” (Sekeff)

“Os jogos imaginários que a música produz carregam o inconsciente e trazem sempre uma lacuna que é preenchida pela imaginação do receptor na escuta, pois o discurso musical expressa sempre mais do que ‘dizem’ os sons” (Sekeff)

“Todas as artes criam formas expressivas de vida” (Swanwick)

“O significado e o valor da música nunca podem ser intrínsecos e universais, mas estão ligados ao que é socialmente situado e cultualmente mediado” (Swanwick)

“Não recebemos cultura, meramente. Somos intérpretes culturais” (Swanwick)

“Compor, criar e apreciar: todos nós encontramos nossas formas criativas por meio da variedade do discurso musical” (Swanwick)

“Somente uma total apreciação do ambiente acústico pode nos dar recursos para aperfeiçoar a orquestração da paisagem sonora mundial” (Schafer)

“Com as artes, e particularmente com a música, aprenderemos de que modo o homem cria paisagens sonoras ideais para aquela outra vida que é a da imaginação e da reflexão psíquica” (Schafer)

“A paisagem sonora mundial é uma composição indeterminada, sobre a qual não temos controle, ou seremos nós, os seus compositores e executantes, encarregados de dar-lhe forma e beleza?” (Schafer)

“De que magia a música retira este poder de nos transportar de um estado para um outro? Do ponto em que estávamos antes de pegar esse meio de transporte, eis-nos em outro ponto, após uma estranha viagem” (Didier-Weill)

“A criação artística realiza-se a partir do diálogo do artista com sua produção. A atividade artística constitui-se então em instrumento indispensável na terapia dos problemas de aprendizagem” (Paín)

“Uma criança sabe cem linguagens, mas é privada de noventa e nove delas. Escola e cultura separam mente e corpo. Elas forçam você a pensar sem o corpo e agir sem a cabeça. O brincar e o trabalho, realidade e imaginário, ciência e fantasia, universo interno e externo tornam-se oposição” (Malaguzzi)

“O músico não toca a partir do final dos dedos e nem do final da língua. A música não se escuta a partir do final da orelha. O corpo é um todo solicitado na execução e na escuta” (Noisette)

“Nenhum som teme o silêncio que o extingue. E nenhum silêncio existe que não esteja grávido de sons” (Cage).

“A vida não existe, ela tem que ser inventada. É por meio das formas que criamos como imagem ou como palavra que o olhar adquire luz que lhe permite ver. A experiência do criar produz desequilíbrios, interrogações, dúvidas, surpreendendo a quietude repetitiva do mundo” (Sousa; Tessler; Slavutzky)

“A música pode ter como efeito mudar nossa maneira de ver, fazer-nos olhar como sendo arte tudo o que nos cerca” (John Cage)

“A música é uma lei moral. Dá alma ao universo, asas à imaginação, encanto à tristeza e enche tudo de vida e alegria. É a essência da ordem e conduz tudo aquilo que é bom, justo e belo, do qual é forma apaixonada e eterna, deslumbrante ainda que invencível” (Platão)

Um comentário:

  1. Muito legal adorei te ajudar na conexão... adoro musica e amo brincar sou uma criança grande e não quero mudar, quando voce precisar de ajuda para algo divertido assim e so me chamar que eu vou... Mil beijos

    ResponderExcluir