domingo, 30 de janeiro de 2011

Trabalhos de Conclusão da pós-graduação "Música: Ensino e Expressão" da Universidade Feevale: Orientação de Patrícia Kebach

No ano de 2010, entre os meses de julho e setembro, ocorreram as bancas de meus orientandos que participaram da primeira edição da especialização "Música: ensino e expressão" da Universidade Feevale. Abaixo, os títulos e resumos de alguns dos trabalhos de conclusão.

EDUCAÇÃO MUSICAL COM ADOLESCENTES: INOVANDO MÉTODOS E AMPLIANDO CONCEITOS
Autor: MÁRCIO LUIZ LEONINI MACHADO
Banca: Edu Pacheco e Lúcia Teixeira

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo trazer algumas reflexões e propostas sobre a
possibilidade de proporcionarmos ampliações nas concepções musicais e conhecimento de diferentes gêneros musicais para alunos adolescentes de escolas públicas. Observamos que os métodos tradicionais de ensino musical não condizem com a realidade destas escolas e alunos, pois não encontramos nestes ambientes alguns materiais e estruturas para este modelo de aula, além de que, percebemos que para estes alunos, não seriam tão significativas aulas de música nos moldes tradicionais. Através de métodos alternativos próximos as ideias de educadores musicais da segunda geração dos Métodos Ativos, possibilitamos, aos alunos da Rede Estadual de Ensino da cidade de Porto Alegre, formas para alcançarem a ampliação de suas concepções musicais e também a abertura para diferentes gêneros musicais não comuns a suas realidades. Desta maneira, conseguimos verificar como os trabalhos alternativos de educação musical podem proporcionar experiências significativas aos alunos, mesmo com as adversidades comuns encontradas em escolas públicas, conseguindo acrescentar novas perspectivas musicais a estes alunos adolescentes.
Palavras-chave: Educação musical. Escolas públicas. Adolescentes. Métodos


A Epistemologia do Professor: Práticas e Concepções em Educação Musical
Autor: LOUIS MARCELO ILLENSEER
Banca: Flávia Garcia Rizzon e Lúcia Teixeira

RESUMO: O tema central desta pesquisa busca compreender a epistemologia, ou seja, o que o professor de música precisa saber para o exercício de sua função. A partir dos
pressupostos da Epistemologia Genética de Jean Piaget e de um panorama histórico da Educação Musical e de alguns pesquisadores em Educação Musical no Brasil, o presente trabalho visa a apresentar práticas de atividades em Educação Musical desenvolvidas pelo autor, além de análises das atividades e entrevistas com os alunos envolvidos nos processos das aulas de Educação Musical, tendo como referência o método clínico, com entrevista semi-estruturada.
Palavras-chave: Educação Musical, Epistemologia Genética, Construtivismo.

A EDUCAÇÃO MUSICAL AO LONGO DA HISTÓRIA ATÉ OS DIAS ATUAIS: O QUE SE FEZ E O QUE SE FAZ?
Autor: JULIANO FARENZENA
Banca: Paula Pecker e Ana Cláudia Specht

RESUMO: O presente trabalho, após apresentar um breve histórico sobre o ensino e a
evolução dos processos de aprendizagem musical, tem como objetivo elucidar modos de trabalhar com um ensino significativo da música na escola, e também mapear o que ocorre nas práticas musicais atuais, através da observação de aulas de dois educadores musicais, suas posturas, a didática em jogo o conhecimento de ambos e suas atuações em sala de aula. Apresenta subsídios teóricos que permitem uma reflexão crítica sobre a educação musical e seu ensino atual, analisando e buscando um paralelo entre as fundamentações teóricas e as práticas desenvolvidas através destas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, composta de observações feitas em sala de aula e entrevista com os professores de música do Ensino Fundamental observados. Reflexões sobre uma educação musical significativa para todos, seguindo o tripé para educação musical (apreciação, recriação e criação musical) são expostas neste estudo, objetivando que realmente possamos fazer da educação musical um marco na vida dos indivíduos para que se desenvolvam em todos os aspectos da sua vida. As conclusões gerais do trabalho demonstram que as aulas de música dependem da formação do professor na área para que sejam significativas e que os professores estão negligenciando em seus ambientes a criatividade musical.
Palavras – chave: Música. Ensino. Educação Musical. Aprendizagem significativa


EDUCAÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO DE ONGs – Investigando um projeto Gaúcho
Autor: NILSON DA SILVA ARAÚJO
RESUMO: Esta pesquisa aborda a prática de educação musical no contexto de um projeto social no interior do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se da investigação, através de entrevistas com os idealizadores e participantes, do projeto CUICA – Cultura, Inclusão, Cidadania e Artes. O propósito do trabalho é investigar como a educação musical está inserida dentro deste projeto social no interior do estado e também observar como se instituiu como ONG que trabalha com a educação musical. Pretende-se, da mesma forma, investigar quais os caminhos que essa organização tomou dentro deste cenário de musicalização no RS. Dessa forma, a intenção da pesquisa é comparar a organização pesquisada com outros ambientes de ONGs do restante do país que também trabalham a Educação Musical em seus contextos. Visa-se, assim, através da presente pesquisa, compreender de que modo a musicalização em contexto de projeto sociais pode contribuir para o desenvolvimento geral e inclusão social daqueles que participam de tais projetos e colaborar para a implantação de novas formas de trabalhar a música em diferentes projetos sociais e ONGs.
Palavras Chaves: Educação Musical - projetos sociais – ONG - CUICA.


A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ-SC DESDE OS SEUS PRIMÓRDIOS
Autor: SÉRGIO PAULO RIBEIRO
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi resgatar aspectos da história da educação musical no Município de Chapecó-SC, desde os seus primórdios. Entende-se por educação musical o processo de ensino e aprendizagem utilizado para ajudar os estudantes de música a construírem o conhecimento musical, ou seja, os elementos da linguagem musical, a fundamentação teórica, a prática instrumental e vocal, dando ao educando possibilidades de compreensão do processo musical enquanto ouve, executa ou compõe música. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo (entrevistas), que permitiram assim o resgate da história da educação musical no Município de Chapecó-SC no período proposto com resultados satisfatoriamente alcançados.
Palavras-Chave: História da Música em Chapecó, Educação Musical, Escolas de Música.


NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO MUSICAL: O SOFTWARE DE GRAVAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autor: VITOR RIBEIRO PETERS
Banca: Paula Pecker e Edu Pacheco

RESUMO: A proliferação dos sistemas gravação de áudio digital gerou um novo universo de ferramentas didático-pedagógicas no campo da educação musical. Uma abordagem de ensino voltada à expressão e ao desenvolvimento da criatividade pode aproveitar essas ferramentas (sob a forma de software de gravação e edição de áudio e de instrumentos virtuais) para proporcionar atividades significativas aos educandos. Tomando tais considerações como ponto de partida, realizou-se um estudo de caso para buscar a melhor compreensão dos efeitos do uso de software de gravação no processo de criação musical de adolescentes, respeitando uma abordagem construtivista. A pesquisa se justificou pela necessidade de compreensão da construção do conhecimento musical quando associada às possibilidades de edição e manipulação de áudio. As conclusões do trabalho demonstram que as formas oportunizadas pela tecnologia se incorporaram às composições dos educandos, permitindo que se encontrassem soluções criativas. Os alunos exploraram uma série de formas de manipular o material registrado, da edição do áudio ao uso de instrumentos virtuais e efeitos de guitarra.
Desafiados pelo professor, eles puderam refletir sobre todos os passos da composição, desde a estrutura da composição até a mixagem do resultado sonoro final. Dessa forma, o software de gravação se mostra uma ferramenta eficaz para ser trabalhada nas aulas de música. Os adolescentes cooperaram entre si no momento de suas organizações sonoro-musicais,realizando trocas produtivas com o apoio das novas tecnologias utilizadas. A partir dessa pesquisa, propõe-se que uma educação musical voltada à expressão e ao desenvolvimento da criatividade poderá se apropriar das ferramentas oferecidas pelas novas tecnologias da música.
Palavras-chave: Novas tecnologias, composição musical, adolescentes, construtivismo.


REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM MUSICAL SIGNIFICATIVA
Autor: FILIPE BATISTA MINHO
RESUMO: Após a aprovação da lei 11769/2008, que estabelece a obrigatoriedade do conteúdo musical no currículo escolar, o quadro da educação musical está passando por grandes transformações. Dessa forma, muitos desafios são e serão encontrados pelo corpo docente neste processo. Entre tantos, um destes desafios é a própria inserção e aplicação de estratégias e práticas que tornem a aula de música em algo significativo para o corpo discente, objetivando a construção do conhecimento musical. Sendo assim, este trabalho se volta para a questão dos processos de significação musical construída desde a infância até a idade escolar, propondo, através da análise destas construções, um aprendizado musical significativo que ocorrerá mediante a ação sobre o objeto musical e interação entre professor e aluno. Consequentemente, em sala de aula, esta interação acarreta em novas significações, retificando a importância de uma ação pedagógica consciente a respeito da vivência prévia do aluno para a construção do conhecimento musical.
Palavras-Chave: significação musical, construção do conhecimento, ensino aprendizagem, aprendizado musical, construtivismo.

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