O Trabalho de Conclusão de Carla Kieling, intitulado "A contribuição das novas tecnologias de informação e comunicação para a construção do conhecimento musical dos aprendizes de música da educação infantil", sob minha orientação traz grandes contribuições para o cenário da pré-escola. Deem uma olhadinha no resumo abaixo.
RESUMO: As novas tecnologias de informação e comunicação provocaram uma grande revolução em nossa sociedade, gerando um novo universo de ferramentas didático-pedagógicas no campo da educação musical. A utilização de tais recursos com o enfoque construtivista e interacionista pode ser aproveitado para proporcionar atividades significativas aos educandos. Tomando tais considerações como ponto de partida, realizou-se uma pesquisa-ação para buscar a melhor compreensão dos efeitos da utilização das novas tecnologias de informação e comunicação no processo de construção de conhecimento de aprendizes de música da educação infantil, respeitando uma abordagem construtivista. A pesquisa se justificou pela necessidade de compreensão da construção do conhecimento musical quando associada à utilização dessas ferramentas. As conclusões do trabalho demonstram que as formas oportunizadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação auxiliam na construção do conhecimento dos educandos, permitindo soluções criativas, dentro da realidade dos educandos. Os alunos cooperaram entre si no momento de suas organizações sonoro musicais, realizando trocas produtivas com o apoio das novas tecnologias utilizadas. A partir dessa pesquisa, propõe-se que uma educação musical voltada à expressão e ao desenvolvimento da construção do conhecimento de aprendizes de música na educação infantil pode ocorrer de modo significativo e produtivo se os professores se utilizarem cada vez mais das Novas Tecnologias para variar estratégias de ensino e aprendizagem musical. Para isso, os professores devem estar inteirados sobre as possibilidades de ação e formas de utilização deste novo universo tecnológico disponível atualmente.
Palavras-chave: Novas tecnologias de informação e comunicação , educação infantil e construtivismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário