quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Formação em Educação Musical na cidade gaúcha de Fazendo Vilanova



No dia 10 de setembro estive em Fazenda Vilanova realizando uma Oficina para os professores da rede municipal de ensino, a convite da Secretaria de Educação. Essa é uma formação gerenciada pela Empresa Gestão, que oferece assessoria a várias prefeituras do estado.





Conforme havia prometido para os professores participantes, compartilho aqui alguns momentos inesquecíveis desta formação.





A Secretária de Educação Lisete Cenci, no início da oficina, estava apreensiva, já que ali estavam reunidos professores de várias áreas e também que trabalham com diversas faixas etárias. Contou-me que estava refletindo: "Como seria este momento? O que faríamos para contemplar a diversidade do público presente?"
Ao final da formação, todos compreenderam que as atividades com jogos lúdicos e práticas divertidas servem para sensibilizar crianças, jovens e adultos, e as adaptações que temos de realizar para contemplar cada faixa etária não são difíceis de ser realizadas.




Ao realizarmos a avaliação final, os depoimentos dos participantes demonstraram certo alívio por compreenderem que trabalhar com a música na escola não é nenhum "bicho de sete cabeças"! Basta começarmos a explorar as possibilidades de organizações sonoro-musicais de modo criativo. Precisamos ampliar nossas escutas para os sons do mundo ou para a diversidade de expressões musicais das várias culturas. Enfim, os professores devem entender que não irão trabalhar com a música para transformarem as crianças, jovens ou adultos em músicos profissionais, mas sim, em seres sensíveis, capazes de sentir com mais profundidade aquilo que ouvem, que se tornem aptos a se expressarem musicalmente e a compreenderem as diferentes funções da música na sociedade.




A música deve estar na escola para ampliar as possibilidades de expressão através da arte musical e sua compreensão. E foi isso que tentamos exercitar naquele sábado ensolarado em Fazenda Vilanova!!! Muito obrigada pelo calor humano, pela recepção acolhedora e pelas participações tão concentradas na oficina!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário