Queridas e queridos,
Escrevi o artigo abaixo procurando sistematizar minhas ideias sobre a relação "construção musical e movimento corporal". A nova tribo de educadores musicais que está procurando contemplar essas relações,certamente gostará do texto (é para vocês do Batukatu!!)! O pessoal que participou da minha última extensão de música da FACCAT, também!!!
Música é arte e o corpo faz parte: as relações entre movimento corporal e construção musical
The body as part of musical art: the relationship between body movement and musical development
RESUMO: Neste artigo abordam-se os estudos realizados na área de Educação Musical que refletem sobre as relações entre movimentação corporal e construção musical. Os autores investigados e citados neste trabalho propõem uma pedagogia musical que utilize a movimentação corporal como forma significativa de apropriação do conhecimento musical, pois, através de uma visão construtivista, pensa-se que a ação precede qualquer compreensão e o organismo como um todo está implicado nos processos de construção do conhecimento musical. Traz-se na primeira parte do texto a reflexão sobre os Métodos Ativos, onde se abordam alguns dos pedagogos musicais que pioneiramente refletiram sobre as relações entre corpo e construção sonoro-musical e, posteriormente, abordam-se as novas pesquisas na área. A autora, com estas reflexões, pretende trazer um referencial teórico capaz de contribuir para práticas de musicalização mais significativas, e apontar para a importância da movimentação corporal, especialmente nos processos de sensibilização musical, para a compreensão dos elementos da linguagem musical.
Palavras-chave: Educação Musical – Métodos Ativos – movimento corporal e musicalização
Abstract: In this article, we intend to approach several Music Education studies that concern the relationship between body movement and musical construction. The authors we investigate and quote come up with a musical pedagogy that uses body movement as a great way to develop musical knowledge. Through constructivism, we believe that the action goes before any comprehension and our whole body is involved in the musical development processes. In the first part of the article, we
discuss the most popular actives methods for Music Education of the twentieth century and the last researches that speculates about body movement and music learning. This article intends to contribute and to foster the discussion about more significant musical experiences and to point toward the relevance of the relationship between body movements and music on musical awareness and to understand the musical speech elements.
Keywords: musical education – actives methods - body movement and musical learning
Leiam o artigo completo no seguinte endereço:
http://www.facos.edu.br/galeria/129072011032109.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário