No dia 24 de setembro, a aluna Luciana Pires Schmitz do curso de Especialização "Música: ensino e expressão" defendeu na Feevale seu trabalho que apontou para as cantigas de roda como importante fonte de musicalização para as crianças da Educação Infantil. Vejam o resumo abaixo!
Orientadora: Patrícia Kebach
Autora: Luciana
Pires Schmitz
Banca: Denise Bündchen e Lúcia Teixeira
RESUMO
Este estudo tem como tema o
trabalho com as cantigas de roda e o desenvolvimento musical e social da
criança na educação infantil. Aponta como principal questão norteadora a
seguinte: As cantigas de roda contribuem para aprendizagem musical
significativa na educação infantil? De que forma? Os objetivos da investigação
são observar a prática de brincadeiras e cantigas de roda na educação infantil
para compreender de que forma se pode trabalhar de modo significativo em
ambiente de educação Infantil; levantar dados sobre o envolvimento das crianças
nas cantigas de roda para compreender o fenômeno de modo mais aprofundado e
analisar que aspectos musicais são desenvolvidos durante as atividades com
cantigas de roda. Objetiva-se também verificar se as crianças desenvolvem as
relações sociais durante essas atividades. O corpo teórico que se adotou para
investigar o problema da pesquisa girou em torno dos seguintes autores que
abordam as cantigas de roda como modos de musicalizar as crianças: Brito (2003)
e Kebach (2006). O método de investigação foi uma pesquisa bibliográfica e
observacional. As principais conclusões a que se chegou foram as seguintes:
constatou-se que as brincadeiras e cantigas de roda contribuem de forma
significativa para o desenvolvimento cognitivo, social e musical da criança na
educação infantil. As atividades com cantigas de roda podem desenvolver a
conduta musical e social da criança, na medida em que tarefas com objetivos
definidos são propostas, a fim de oportunizar a sensibilização musical de cada
criança. A diversidade cultural é outro aspecto desenvolvido durante essas
atividades, pois estão ligadas ao folclore infantil de várias culturas, além de
gerar um espaço para a construção dos próprios elementos da linguagem musical.
Palavras-chave:
Educação Infantil. Cantigas Folclóricas. Brincadeiras de Roda. Musicalização
Infantil.
Muito bom! Poderia disponibilizar o trabalho em pdf?
ResponderExcluir