domingo, 7 de outubro de 2012

Os jogos de mãos como recurso para o desenvolvimento rítmico infantil no ambiente escolar


A aluna Patrícia da Silva da pós-graduação "Música: Ensino e Expressão", da Universidade Feevale, defendeu seu trabalho no dia 24 de setembro de 2012. Ela pesquisou o trabalho com jogos de mãos para o desenvolvimento rítmico das crianças no ambiente escolar. Este excelente trabalho logo estará disponível na biblioteca virtual da Feevale. Parabéns Patrícia!!!!


Orientadora: Patrícia  Kebach. 

Banca: Ana Claudia Specht e Lúcia Teixeira. 



Título do trabalho: Os jogos de mãos como recurso para o desenvolvimento rítmico  infantil no ambiente escolar

RESUMO

A presente pesquisa teve com objetivo refletir sobre o desenvolvimento rítmico infantil através dos jogos de mãos no ambiente escolar, buscando compreendê-lo através dos estudos de diversos autores da área da educação musical sobre o tema e sobre os Métodos Ativos, especialmente o Método Rítmica elaborado e desenvolvido por Jaques Dalcroze. Primeiramente, há uma contextualização sobre a relação da movimentação corporal com o desenvolvimento rítmico infantil, abordando especialmente a expressão rítmica musical da criança e o papel da movimentação corporal na educação musical segundo os métodos ativos. Após, segue uma reflexão a cerca do brincar na educação infantil e sobre a importância dos jogos musicais no desenvolvimento da criança dando destaque aos jogos de mãos. Fundamentada em outras pesquisas sobre o mesmo tema (cite uns três autores principais aqui no parêntese e o ano de cada obra), mas com outro enfoque, é apresentado o relato da prática de pesquisa que ocorreu com um grupo de 22 crianças estudantes do 2º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Capela de Santana, que participaram de cinco encontros onde foram realizadas atividades lúdicas envolvendo os jogos de mãos e buscando o desenvolvimento rítmico das mesmas, a fim de compreender esse processo de desenvolvimento e aprendizagem musical. A partir das análises realizadas, pôde-se observar a importância de se trabalhar com atividades lúdicas como forma de musicalizar as crianças. Constatou-se que os jogos de mão contribuem para a progressiva construção rítmica das crianças e se constituem em uma ferramenta eficaz para ser trabalhada na escola como forma de sensibilizar musicalmente.

Palavras-chave: Desenvolvimento rítmico. Jogos de mãos. Música na Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário