A aluna
Patrícia da Silva da pós-graduação "Música: Ensino e Expressão", da
Universidade Feevale, defendeu seu trabalho no dia 24 de setembro de 2012. Ela
pesquisou o trabalho com jogos de mãos para o desenvolvimento rítmico das
crianças no ambiente escolar. Este excelente trabalho logo estará disponível na
biblioteca virtual da Feevale. Parabéns Patrícia!!!!
Orientadora: Patrícia Kebach.
Banca: Ana Claudia Specht e Lúcia Teixeira.
Título do trabalho: Os jogos de mãos como recurso para o desenvolvimento rítmico infantil no ambiente escolar
RESUMO
A presente pesquisa teve com objetivo
refletir sobre o desenvolvimento rítmico infantil através dos jogos de mãos no
ambiente escolar, buscando compreendê-lo através dos estudos de diversos
autores da área da educação musical sobre o tema e sobre os Métodos Ativos,
especialmente o Método Rítmica
elaborado e desenvolvido por Jaques Dalcroze. Primeiramente, há uma
contextualização sobre a relação da movimentação corporal com o desenvolvimento
rítmico infantil, abordando especialmente a expressão rítmica musical da
criança e o papel da movimentação corporal na educação musical segundo os
métodos ativos. Após, segue uma reflexão a cerca do brincar na educação
infantil e sobre a importância dos jogos musicais no desenvolvimento da criança
dando destaque aos jogos de mãos. Fundamentada em outras pesquisas sobre o
mesmo tema (cite uns três autores principais aqui no parêntese e o ano de cada
obra), mas com outro enfoque, é apresentado o relato da prática de pesquisa que
ocorreu com um grupo de 22 crianças estudantes do 2º ano do ensino fundamental
de uma escola municipal de Capela de Santana, que participaram de cinco
encontros onde foram realizadas atividades lúdicas envolvendo os jogos de mãos
e buscando o desenvolvimento rítmico das mesmas, a fim de compreender esse
processo de desenvolvimento e aprendizagem musical. A partir das análises
realizadas, pôde-se observar a importância de se trabalhar com atividades
lúdicas como forma de musicalizar as crianças. Constatou-se que os jogos de mão
contribuem para a progressiva construção rítmica das crianças e se constituem
em uma ferramenta eficaz para ser trabalhada na escola como forma de
sensibilizar musicalmente.
Palavras-chave: Desenvolvimento rítmico. Jogos de mãos. Música na Escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário