3ª TURMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÚSICA: ENSINO E EXPRESSÃO
UNIVERSIDADE FEEVALE.
ORIENTAÇÃO: Patrícia Kebach
BANCA: Cristina Bertoni dos Santos e Flávia Rizzon
AUTOR: RÉGIS
LUIZ DA SILVA NEVES
Resumo: Esta pesquisa investiga os processos de
aprendizagem rítmica musical no 4º ano do Ensino Fundamental através do método
O Passo. Visa a observar a importância do movimento corporal para ensino e
aprendizagem na música. As observações se deram através do trabalho de prática
rítmico-musical realizada em conjunto, cujas atividades se deram visando à
observação da progressão do conhecimento musical dos sujeitos investigados. O
trabalho foi desenvolvido em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental com 25
alunos de faixa etária entre 8 e 9 anos. Usar o movimento corporal, para o
ensino e aprendizagem na música tem sido considerado importante por vários
educadores, a partir do Século XX, que apontam para os métodos ativos como
essenciais para a Educação Musical. Nesta pesquisa, o objetivo é aprofundar o
olhar sobre o uso do mapeamento corporal dos ritmos através do método O Passo
de Lucas Ciavatta. O referencial teórico gira em torno dos pesquisadores que
investigaram as relações entre construção musical e movimentação corporal e,
especialmente, a obra de Ciavatta (2003) sobre o Método O Passo. As conclusões
apontam para o efetivo desenvolvimento da construção e apropriação musical dos
alunos através do movimento corporal, com a contribuição do método O Passo.
Além disso, o uso do método favoreceu a relação professor-aluno, contribuindo
também para a boa expressão e interação entre os alunos.
Palavras-chave:
educação musical; movimento corporal; ensino fundamental, método O Passo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário