domingo, 7 de outubro de 2012

A MUSICALIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO MÉTODO O PASSO


3ª TURMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÚSICA: ENSINO E EXPRESSÃO

UNIVERSIDADE FEEVALE. 

ORIENTAÇÃO: Patrícia Kebach
BANCA: Cristina Bertoni dos Santos e Flávia Rizzon 




AUTORRÉGIS LUIZ DA SILVA NEVES


Resumo: Esta pesquisa investiga os processos de aprendizagem rítmica musical no 4º ano do Ensino Fundamental através do método O Passo. Visa a observar a importância do movimento corporal para ensino e aprendizagem na música. As observações se deram através do trabalho de prática rítmico-musical realizada em conjunto, cujas atividades se deram visando à observação da progressão do conhecimento musical dos sujeitos investigados. O trabalho foi desenvolvido em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental com 25 alunos de faixa etária entre 8 e 9 anos. Usar o movimento corporal, para o ensino e aprendizagem na música tem sido considerado importante por vários educadores, a partir do Século XX, que apontam para os métodos ativos como essenciais para a Educação Musical. Nesta pesquisa, o objetivo é aprofundar o olhar sobre o uso do mapeamento corporal dos ritmos através do método O Passo de Lucas Ciavatta. O referencial teórico gira em torno dos pesquisadores que investigaram as relações entre construção musical e movimentação corporal e, especialmente, a obra de Ciavatta (2003) sobre o Método O Passo. As conclusões apontam para o efetivo desenvolvimento da construção e apropriação musical dos alunos através do movimento corporal, com a contribuição do método O Passo. Além disso, o uso do método favoreceu a relação professor-aluno, contribuindo também para a boa expressão e interação entre os alunos.  

Palavras-chave: educação musical; movimento corporal; ensino fundamental, método O Passo.                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário