domingo, 7 de outubro de 2012

Oficinas pedagógicas musicais: o preparo de professores generalistas para o ensino da música na educação infantil



Silvana dos Reis Xavier defendeu ontem, dia 6 de outubro de 2012, seu Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em "Música: Ensino e Expressão", realizado na Universidade Feevale e intitulado "Oficinas pedagógicas musicais: o preparo de professores generalistas para o ensino da música na educação infantil". Para a coleta de dados, ela realizou uma Oficina de Musicalização na cidade de Montenegro, contribuindo para a formação das professoras participantes. 
PARABÉNS, SILVANA, PELA REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO TÃO LINDO!!

Orientadora: Patrícia Kebach 
Banca: Flávia Rizzon e Cristina Bertoni dos Santos. 




RESUMO

Esta monografia foi elaborada com o objetivo de verificar de que modo pode-se preparar o professor, através de Oficinas Pedagógicas Musicais, para que as aulas de música sejam ministradas de modo significativo. Tendo em vista que nesse nível de ensino o professor generalista é o responsável por todas as áreas do conhecimento escolar, a pesquisa também tem como objetivo verificar de que forma este profissional constrói a partir das oficinas, sua própria musicalização. Este trabalho foi desenvolvido na rede municipal de educação infantil de Montenegro/RS, com a participação de 12 professoras. A fundamentação teórica tem base pedagógica-metodológica construtivista e interacionista. Para isso, utiliza-se os estudos de autores como Kebach(2008), Duarte(2010), Figueiredo(2005), Bellochio(2001), Brito(2003), Becker(2001) e Piaget(1998) a fim de fundamentar teoricamente. A pesquisa adotada foi a qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi o questionário semi- estruturado e a própria realização de uma Oficina Pedagógica a fim de recolher os dados. Os resultados mostraram que os professores, após participarem das oficinas pedagógicas musicais, passaram a trabalhar a música em seu cotidiano em sala de aula com maior qualidade. Isso demonstra a necessidade da formação continuada para os professores generalistas. A presente pesquisa pretende contribuir para despertar reflexões e discussões sobre a formação continuada do professor generalista atuante na educação infantil, para que possa agir e refletir sobre sua prática educativa musical.

Palavras-Chave: Musicalização - Educação Infantil - Formação continuada – Oficinas Pedagógicas Musicais  

Nenhum comentário:

Postar um comentário