Silvana dos Reis Xavier defendeu ontem, dia 6 de outubro de 2012, seu Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em "Música: Ensino e Expressão", realizado na Universidade Feevale e intitulado "Oficinas pedagógicas musicais: o
preparo de professores generalistas para o ensino da música na educação
infantil". Para a coleta de dados, ela realizou uma Oficina de Musicalização na cidade de Montenegro, contribuindo para a formação das professoras participantes.
PARABÉNS, SILVANA, PELA REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO TÃO LINDO!!
Orientadora: Patrícia Kebach
Banca: Flávia Rizzon e
Cristina Bertoni dos Santos.
RESUMO
Esta monografia foi elaborada com o objetivo de verificar de que modo
pode-se preparar o professor, através de Oficinas Pedagógicas Musicais, para
que as aulas de música sejam ministradas de modo significativo. Tendo em vista
que nesse nível de ensino o professor generalista é o responsável por todas as
áreas do conhecimento escolar, a pesquisa também tem como objetivo verificar de
que forma este profissional constrói a partir das oficinas, sua própria
musicalização. Este trabalho foi desenvolvido na rede municipal de educação
infantil de Montenegro/RS, com a participação de 12 professoras. A
fundamentação teórica tem base pedagógica-metodológica construtivista e
interacionista. Para isso, utiliza-se os estudos de autores como Kebach(2008),
Duarte(2010), Figueiredo(2005), Bellochio(2001), Brito(2003), Becker(2001) e
Piaget(1998) a fim de fundamentar teoricamente. A pesquisa adotada foi a
qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi o questionário semi- estruturado
e a própria realização de uma Oficina Pedagógica a fim de recolher os dados. Os
resultados mostraram que os professores, após participarem das oficinas
pedagógicas musicais, passaram a trabalhar a música em seu cotidiano em sala de
aula com maior qualidade. Isso demonstra a necessidade da formação continuada
para os professores generalistas. A presente pesquisa pretende contribuir para
despertar reflexões e discussões sobre a formação continuada do professor
generalista atuante na educação infantil, para que possa agir e refletir sobre
sua prática educativa musical.
Palavras-Chave: Musicalização
- Educação Infantil - Formação continuada – Oficinas Pedagógicas Musicais
Nenhum comentário:
Postar um comentário